Empresas de Sapiranga marcaram presença na Couromoda após anúncio de nova tributação de ICMS

Sapiranga – Empresas sapiranguenses participaram desta semana da principal feira de calçados e artigos de couro da América Latina, a Couromoda, em São Paulo. O evento classificado como a maior vitrine para marcas calçadistas também é o primeiro após a assinatura de decreto do Governo do Rio Grande do Sul mudando sistema de tributação do calçado e fixando em 4% a alíquota de ICMS. Medida assinada pelo governador Eduardo Leite, e comemorada por empresários gaúchos do setor coureiro-calçadista.

Com apoio da Prefeitura e Sebrae, Sapiranga esteve representada pelas marcas das empresas E. da Silva Calçados, HGO Calçados Ltda., KLB Calçados e Bolsas Ltda., Lira Calçados Ltda. e Mr. Silver do Brasil Ltda, dentro da Estação Moda Rio Grande do Sul. “A expectativa das empresas com a Couromoda é muito boa, porque existe um otimismo pairando no ar, em função de uma provável retomada da economia e com a notícia da redução de ICMS para os calçadistas. A Prefeitura quando dá incentivo para empresas participarem da feira, está na verdade realizando um investimento, pois a comunidade terá em contrapartida a geração de emprego e renda. O dinheiro público não pode ser doado, deve ser investido para gerar resultados positivos à sua comunidade”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Sapiranga, Marco Cassel.

O diretor comercial da Zadora, Edmilson Santos, voltou otimista da Capital Paulista. “A feira estava muito movimentada, fizemos abertura de clientes e muitos contatos com compradores inclusive do mercado externo. O otimismo do pessoal em relação a alíquota do ICMS está grande, seremos muito mais competitivos. Agradecemos o apoio da prefeitura e Sebrae”, declarou. O valor de R$40.426,10, pago pela Prefeitura e Sebrae, foi aplicado para estruturas de estandes, destinados a exposição das coleções. A 47ª Couromoda aconteceu de 13 a 15 de janeiro.

Pacto Setorial Cooperativo

O Pacto Setorial Cooperativo, que inclui o setor coureiro-calçadista, de microcervejaria, cereais, fabricação de estruturas metálicas e eletroeletrônicos, contempla decretos consolidados em negociações. “A palavra de ordem é competitividade. Nada mais é do que nós reconhecermos que o Estado compete com outros Estados e, inclusive, com outros países. Num mundo cada vez mais globalizado, nós dependemos de estar em condições de competir, garantindo a capacidade de aquilo que se produz no nosso Estado possa alcançar outros mercados com menor custo”, disse Leite.

Redução de ICMS no RS

A redução da alíquota de ICMS para o setor calçadista foi comemorado pelo deputado estadual, Dalciso Oliveira (PSB): “A conquista da redução da carga tributária para o setor contou com participação ativa da secretaria da Fazenda através do secretário Marco Aurélio e, em especial, do subsecretário Ricardo Neves, que abriu as portas da Receita Estadual para, junto com sua equipe técnica, empresários do setor e com o próprio deputado, por diversas vezes fazendo projeções, simulações para garantir as condições ideais para propiciar à cadeia produtiva do calçado gaúcho um ambiente de igualdade tributária. Também é preciso destacar o empenho do técnico e advogado tributário Valmor Biason, que contribuiu com sua experiência, adequando a melhor alíquota e os compromissos do setor, para que a equação tivesse resultado positivo para o cluster e para o próprio Estado. A redução possibilitará incremento nas vendas, impulsionando a geração de renda e empregos”, disse.