Empresa faz abaixo-assinado pedindo viaduto em Campo Bom

Foto: Grupo Repercussão

Motivado pela insatisfação de moradores e profissionais da região, a Desentupidora do Vale colocou placas e fez um abaixo-assinado on-line requerendo que o governador do Estado e os órgaos responsáveis pela manuteção das vias estaduais se posicionem e corrijam o acesso à cidade de Campo Bom, pelos bairros Quatro Colônias e Alto Paulista. No entendimento do empresário que criou a petição on-line, o retorno deixa a desejar há muitos anos.

 

Conforme descreve o grupo responsável pela iniciativa, inúmeros acidentes ocorrem na região desde o ano 2000 e que, por isso, existe a necessidade urgente de correção da carência quanto ao acesso do município. Além dos recorrentes problemas com o trânsito, a empresa cita também a distância entre a entrada e saída, até o próximo retorno, que está há cerca de 400 metros. A medida alternativa sugerida é a construção de um novo viaduto na região, projeto este solicitado através da placa colocada na entrada do bairro.

No entendimento dos criadores do movimento, a fiscalização da Polícia Rodoviária no local se faz presente, mas não evita a insegurança dos moradores quanto ao trecho e ao número de acidentes que, conforme informado na petição on-line, aumenta consideravelmente nos finais de semana, período de maior movimento no trajeto.

Contatada nesta semana sobre a movimentação feita em prol de um viaduto no trecho que facilitaria o acesso de moradores e trabalhadores ao bairro Quatro Colônias e ao bairro Alto Paulista, a Prefeitura de Campo Bom diz desconhecer o movimento e a petição que foi feita de forma on-line. A Prefeitura ainda revelou que compete ao governado do Estado, um posicionamento sobre a proposta.
O Grupo Repercussão conversou também com o proprietário da Desentupidora do Vale e idealizador do projeto, que pede a construção de um viaduto no local, João Schweickardt. Sobre a iniciativa, que para ele é necessária, João comentou que desde o início dos anos 2000 acompanha de perto o número de acidentes com mortes que ocorrem no trecho, incluindo o falecimento de seu genro que se acidentou no local.

A ideia teve início há quatro meses, quando o proprietário da empresa manifestou indignação referente ao trecho, colocando uma placa a beira da RS-239 solicitando apoio daqueles que compartilham da mesma ideia e apoiam o projeto da construção de um viaduto no local. Até o momento em que estava sendo produzida esta matéria, o abaixo-assinado virtual contava com 398 assinaturas. O objetivo da ação é de que Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Governo do Estado se manifestem a respeito. Confira o endereço da petição on-line no link abaixo.

https://www.change.org/p/pela-companhia-egr-e-ao-governador-do-estado-do-rs-viaduto-rs-239-no-posta%C3%A7o-km-24-campo-bom-rs?redirect=false