Empreendimentos proporcionam alimentação saudável com vários produtos por uma mesma causa

Região – Alimentar-se de forma saudável e viver uma vida saudável vai muito além do objetivo de emagrecer. Ter um estilo de vida que condiga com os comportamentos alimentares e sociais é o objetivo de empreendimentos que vêm surgindo nos últimos anos, todos com o intuito de oferecer opções saudáveis de alimentos para as pessoas, seja por motivos de saúde, como casos de alergia ao leite de vaca, por exemplo, seja pela consciência alimentar e busca pelo corpo, mente e meio ambiente saudáveis. “As pessoas estão muito preocupadas com açúcar e com emagrecimento. Só que não tem açúcar, mas tem maltodextrina, tem xarope de glicose, tem açúcar invertido. Então um açúcar mascavo, um açúcar demerara, o mel, que é carboidrato simples, não vai te fazer mal nenhum”, pontua Ariana Menezes, da Lanah Padaria Saudável, de Sapiranga.

Igualmente, ela destaca uma preocupação com a alimentação e conscientização das crianças no processo alimentar.

Segundo estudos, até 2022, a vida das crianças deve diminuir em 5 anos. “Isso é seríssimo. Casos de gordura no fígado em crianças. Temos projetos de oficina infantil, junto com chef nutricionista, professora. Porque tem criança que não sabe descascar uma bergamota. Acham que o ovo vem de dentro da caixa”, ressalta Ariana.

Da mesma forma, Aline Prestes (foto abaixo), da Sabor e Amor, também de Sapiranga, que com o empreendimento de marmitas e lanches congelados, tem o objetivo de oferecer refeições saudáveis e cardápios personalizados, com ingredientes que ofereçam melhores benefícios à saúde. Ambos os empreendimentos surgiram após uma situação própria e familiar de problema de saúde, ligados a alimentação.

Congelados e práticos

Refeições e lanches preparados com ingredientes naturais, sem conservantes e sem corantes, são também vendidos congeladas, em recipientes próprios para o aquecimento em microondas, o que facilita a vida corrida de muitos dos clientes da Sabor e Amor, e da Sabor que Nutre, da chef e nutricionista Diuliana Caraffini, que também vende refeições saudáveis congeladas. “Desenvolvi as receitas utilizando somente ingredientes que realmente acredito serem saudáveis”, revela Diuliana. Da mesma forma a Ekko Alimentos Saudáveis, de Campo Bom, fundada pelas irmãs Pâmela e Paloma Rorato, que com suas refeições congeladas, produzidas pela tia, Ione Cornelli Mabilia, visa unir praticidade e sabor. “O cardápio é leve e funcional, trazendo bem estar e saúde aos nossos clientes”, salienta Paloma.

Lanah Padaria Saudável, idealizada após situação de intolerância ao leite de vaca, tem produtos sem o leite, sem glúten e sem conservantes

Luiza filha de Ariana e Marlon, foi quem motivou negócio

A Lanah Padaria Saudável foi idealizada a partir do nascimento, há quatro anos, da filha de Ariana Menezes e do marido, Marlon Kollet, a Luiza, que nasceu alérgica ao leite de vaca. “Eu sou intolerante e a Luiza nasceu alérgica. Então surgiu a Lanah. Nosso trabalho está voltado ao público que busca uma alimentação saudável dentro da linha sem leite de vaca, sem glúten e sem conservantes artificiais”, explica Ariana. Ela, junto com o marido, montou em seu sítio uma cozinha industrial, aliada aos princípios de alimentos clean label e à sustentabilidade. “Nossa satisfação é preparar alimentos saudáveis, saborosos e que atenda a necessidade de cada pessoa. Temos como foco a inclusão alimentar e alimentação infantil”, destaca, revelando que em padarias tradicionais, produtos saudáveis ainda enfrentam resistência. “É difícil, pessoas ainda acham que o natural não é bom. É um mito achar que não é saboroso”, lamenta Ariana. A Lanah hoje trabalha com delivery, pontos de venda e venda online. O carro chefe são os cookies de amendoim, pães funcionais de batata doce, moranga e aipim. Também salgados funcionais, como coxinha fit, pasteis e pizza. Todo o material utilizado na Lanah é rastreado, dentro da norma RDC 26 e não há contaminação cruzada. Ariana chama atenção para o consumo do leite de vaca. “Na realidade, nós seres humanos adultos, não poderíamos tomar o leite de vaca, foi feito para o bezerro”, salienta a empreendedora, que estudou e leu muito sobre o assunto, após o nascimento da filha, e hoje estuda nutrição.

Sabor que nutre

Diuliana Caraffini

Diuliana Caraffini, nutricionista, pela Unisinos, e chef, pelo Senac, se interessa por culinária saudável há bastante tempo. Ela atua com atendimento domiciliar, em que ensina a cozinhar refeições saudáveis. “Ainda assim, percebi que as pessoas não tinham tempo de preparar a comida. Aí nasceu a Sabor que Nutre, com refeições saudáveis congeladas”, conta. As receitas foram desenvolidas utilizando somente ingredientes saudáveis. Um dos diferenciais são as embalagens à vácuo, o que mantém as propriedades nutricionais e sabor do alimento após descongelado.

 

 

 

Sabor e Amor surgiu após diagnóstico de inflamação intestinal e oferece refeições saudáveis, personalizadas e congeladas

Sabor e Amor usa container em proposta sustentável

Aline Prestes fundou a Sabor e Amor em 2017 após, alguns anos antes, ter sido diagnosticada com a doença inflamatória intestinal (RCU). Com acompanhamento de profissionais, Aline mudou sua alimentação, evitando comidas e temperos industrializados, multi processados e com conservantes, passou a incluir probióticos, alimentos integrais e naturais. Foi assim que surgiu a empresa, idealizada baseada nos princípios de amor, fé e confiança. Foi também em 2017 que Aline buscou a parceria de Leandro Klein, visando novos desafios. A Sabor e Amor tem a loja em um container, estabelecido na Rua Duque de Caxias,1557, bairro Centenário. “Temos uma proposta sustentável. Na loja, os móveis foram feitos em paletes, e a decoração de forma artesanal e reaproveitável”, destaca Aline. “As refeições e lanches são preparados mediante encomenda e pedidos, onde oferecemos mais de 30 opções, com cardápio tradicional, low carb e vegetariano.

Marmitas congeladas

Também há possibilidade de adquirir os produtos a pronta entrega diretamente no espaço”, explica a empresária. Ao lado do espaço, está localizada a horta orgânica, de onde a maioria das verduras e legumes utilizados são colhidos. Abril será o mês de inauguração oficial da loja. “Realizaremos uma semana de ações com os clientes, com sorteio de brindes, curso prático e degustações”, revela Aline.

 

 

Ekko alimentos saudáveis

Paloma, a tia e Pâmela

Em Campo Bom, as irmãs Pâmela e Paloma Rorato, após sentirem a necessidade de se alimentarem de forma saudável, aliado a atividade física, em meio a correria do dia a dia, enxergaram uma oportunidade de negócio. “Não tínhamos tempo de preparar as nossas refeições, foi então que uma tia nossa começou a produzir receitas que passávamos para ela”, conta Paloma. Não demorou para que colegas de academia começassem a pedir. E foi então que a Ekko Alimentos Saudáveis foi criada. “São refeições lights congeladas e preparadas de forma caseira, sem glúten, com ingredientes naturais e integrais”, destaca Paloma.

 

 

 

Texto e fotos: Sabrina Strack