Empreendedores podem contar com o apoio de consultorias para aprimorar seus negócios

Região- Empreendedorismo se tornou uma das ‘palavras da moda’ nos últimos anos, mas mesmo sendo uma prática já consolidada, muitas pessoas entendem como algo a ser feito somente por um nicho específico da sociedade. É claro que o talento para empreender faz parte do negócio, mas ele não precisa ser nato, pode ser desenvolvido. Uma das ferramentas para isso são as consultorias.

 

 

Em tempos de crise econômica, muitos acham arriscado abrir o seu próprio negócio, mas segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é justamente nestes períodos em que uma espécie de renovação no ramo empresarial acontece. O que devemos ressaltar é que, por mais que exista um sonho e a vontade e, muitas vezes, um aporte financeiro, tudo isso pode ser inútil se os processos não estiverem alinhados. “As vezes, ele (o empresário) sabe muito do produto dele, mas o restante não encaixa. A gente faz desde a parte do plano de negócios, posterior a gente pensa no planejamento estratégico e muitas vezes a ideia da certo no plano e depois, na execução, não”, orienta Gilnei Brizola, diretor da GSB Consultoria (www.gsbconsultoria.com.br), que atua há mais de 12 anos na região e já ajudou a conceber e mesmo recuperar empresas na Região Metropolitana, Serra e vales dos Sinos e Paranhana. “Não pode só querer produzir ou oferecer o serviço e não pensar no restante”, conclui.

 

Dedicação é o Capital Inicial

Gilnei destaca que o primeiro passo é um planejamento bem consolidado, depois vem o dinheiro “O objetivo maior é mostrar para o empreendedor, o empresário, que tem como ele fazer essas buscas de crédito e organizar a empresa desde ele esteja disposto a trabalhar isso. No ano passado, a gente conseguiu captar 6 milhões em recursos para empresas da região”.
Giovani Alberto Prass é empreendedor e hoje dirige a rede de franquias da Hora do Pastel, que já atende 15 cidades em 2 anos “Sem dúvida nenhuma, nada é tão eficiente em mudar vida de pessoas como empreender. A Hora do Pastel fez um turnaround na minha vida, como diversas empresas fizeram na vida de outros empreendedores. Eu sempre digo para a minha equipe: Plante ideias e colhas soluções! Essa é a cultura que construímos dentro da empresa e que é essencial no nosso crescimento.”

Consultorias on-line ganham destaque

“Seja diferente, faça diferente, ouse, inove. Lembrando que empreendedor não é somente aquele que é proprietário de uma empresa, mas também como colaboradores devemos empreender para nos destacarmos enquanto profissionais. Empreendendo, contribuímos para melhorar a nossa vida e da sociedade em que vivemos”, orienta Marco Cassel, palestrante e consultor, graduado em Gestão Financeira pela Feevale e pós-graduado em Filosofia e Autoconhecimento pela PUC.
Pensando em contribuir e promover o empreendedorismo e a empatia, Marco Cassel criou o Projeto Sos Empreendedor. Em que disponibiliza 1 hora gratuita por dia do seu conhecimento, de forma online, para auxiliar os empreendedores na gestão do seu negócio. Interessados podem agendar o seu horário pelo WhatsApp (51) 99972-7792 (um agendamento empresa/mês).