Emitida licença prévia para Estação de Tratamento de Esgoto em Campo Bom

Modelo modular permite a expansão posterior da capacidade da ETE - Foto: Divulgação/Corsan

Campo Bom – A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Campo Bom está dando novos passos para sair do papel. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio da Rosa, a licença prévia (que aprova a localização e a concepção do projeto, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação) da ETE, que ficará próximo à rua Leão XIII, no bairro Mônaco, já foi emitida.

Em nota enviada ao Grupo Repercussão, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que está tramitando junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) a licença de instalação. Além disso, a empresa estatal já regularizou o terreno adquirido no bairro Mônaco para a instalação da nova ETE de Campo Bom. “No momento, a licença (de instalação) depende de complementação de informações por parte da companhia, que serão encaminhadas ainda neste mês. A Corsan já está trabalhando no projeto e no orçamento da obra, cuja licitação está prevista para o segundo semestre deste ano”, informou a companhia.

O secretário João Flávio explica que houve uma alteração no projeto inicial da ETE. “Era para ser convencional, por isso precisava de uma área maior de terra, aí teve todo aquele impasse na desapropriação, e agora eles estão em um lote menor, porque a nossa estação vai ser compacta, do tipo modular, e com a promessa de ser construída em um tempo muito mais rápido”, afirmou, completando que a promessa é de que a ETE entre em operação até 2022.

“Aguardamos com ansiedade”

O secretário do Meio Ambiente também explica que enviou um ofício para a Corsan, solicitando atualizações por escrito do andamento do projeto. “Aguardamos com muita ansiedade para começar a colocar em operação as redes que estão há dois anos instaladas. Toda a responsabilidade da obra e da execução é da Corsan, ela que detém a concessão do serviço de saneamento, com obrigações previstas inclusive em contrato. O que a prefeitura cobra e exige é que se cumpra o que foi acordado. Eles têm o dever de nos entregar essa obra, que já está um pouco atrasada, para começarmos o mais rápido possível a tratar o esgoto na nossa cidade. Hoje, conforme o plano de saneamento básico da cidade, nós tratamos apenas 2% do esgoto. Desde 2017, nenhum loteamento ganha licença de instalação sem a rede seca”, explica.

Projeto antigo

Em julho de 2020, a Corsan anunciou que concluiu a aquisição, através de recursos próprios, de uma área de terras de quase três hectares (29.062,55 m²) onde será construída a futura estação de tratamento no município. Erguer a ETE no bairro Mônaco é fundamental para interligar as redes coletoras de esgoto e todos os investimentos aplicados pela Corsan no município nos últimos anos.

Desde 2017, a Corsan investiu R$ 7.535.148,56 na implantação de redes coletoras de esgoto junto aos bairros Santa Lúcia, Jardim do Sol, Cohab Leste e 25 de Julho, cobrindo cerca de 18 mil pessoas. Ao todo, foram instalados cerca de 27 quilômetros de redes nas ruas destes bairros. Nesta ação, foram contempladas cerca de 2.125 economias. A ETE Campo Bom será tipo pré-fabricada, em aço, com capacidade de tratar 50 l/s no primeiro módulo, podendo expandir para 100l/s.