Emissão de Alvará Eletrônico em Sapiranga completa um ano

Foto: Bruna de Bem / Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, comemora os avanços na desburocratização de processos depois de um ano atuando com a emissão de Alvará Eletrônico.

 

A modernização do serviço prestado foi lançada oficialmente em maio de 2021, com a expedição do documento digital de funcionamento de uma empresa.

O secretário José Della dos Santos ressalta que desde o início da atuação do alvará eletrônico até agora, surgiram melhorias no processo. “Não havia antes a possibilidade de alteração de alvará, agora é possível realizar através do portal. Isso já significa um grande avanço para o Município”, destacou. Ao todo, já foram 1.043 alvarás eletrônicos emitidos pela Prefeitura desde maio do ano passado. Sendo 120 do setor de indústria, 193 do comércio e 730 de prestação de serviços. “Nesse período realizamos diversos trabalhos, entre eles a reclassificação de 657 CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que dispensam emissão de alvará pelo baixo risco. Isso proporciona mais facilidade na abertura de empresas”, comentou o secretário.

O projeto de licenciamento online foi desenvolvido com o intuito de facilitar o sistema de abertura de empresas e agilizar a análise dos processos, a fim de incentivar o empreendedorismo no Município. “Continuamos trabalhando para implantar novas ferramentas que facilitem os processos para os empreendedores locais”, finaliza o secretário José.

O guia de turismo em Sapiranga, Adriano Fontoura, é um dos profissionais que emitiu seu alvará eletrônico para prestação de serviços. “Foi muito rápido, eu não esperava que fosse tão ágil para emitir o alvará”, destacou. O alvará eletrônico é feito através da aba de acesso rápido, no site da Prefeitura (www.sapiranga.rs.gov.br). É necessário fazer um cadastro para o primeiro acesso e depois solicitar o alvará no sistema.

Por Prefeitura de Sapiranga