EMEI Branca de Neve, de Sapiranga, participa de projeto sobre reaproveitamento de lixo reciclável

Sapiranga – Alunos do Maternal da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Branca de Neve participaram de um projeto de pesquisa que teve como objetivo principal mostrar à comunidade escolar que é possível reaproveitar o lixo.

 

 

No início da proposta, foi realizada uma pesquisa com as famílias para saber se elas separavam o lixo em casa e se faziam ideia do quanto de materiais recicláveis era produzido por mês em suas casas. As famílias aceitaram o desafio de guardarem tudo o que pudesse ser reciclado e, juntas, produziram em um único mês, um total de 223 quilos de resíduos. Os materiais foram vendidos e com o valor arrecadado foram comprados brinquedos para a sala de aula.

A turma também confeccionou uma mascote com os materiais, que em votação pelos alunos e pelo perfil da escola no Instagram, recebeu o nome de “Papa Lixo”. A mascote foi utilizada para os alunos aprenderem sobre a separação do lixo. Todos os dias ela era “alimentada” com um tipo de material reciclado.

Além disso, o projeto oportunizou às crianças saírem da rotina diária de ensino, qualificando ainda mais a aprendizagem. Desde o início do desenvolvimento do projeto, o entusiasmo tomava conta de todos os alunos com as descobertas em cada etapa. As professoras responsáveis pelo trabalho foram Daiane Mello Livi e Nerli Ferrari Breir, auxiliadas pelas educadoras Denise Kohlrausch e Marcia da Silva.

Por Prefeitura de Sapiranga