Emater nova–hartense atinge R$ 1,5 milhão em projetos

Nova Hartz – Unidade local comemora trabalho dos 
últimos anos e a histórica cifra de R$ 1.530.589,00 captados
“O nosso trabalho ajuda na melhoria da infraestrutura das pequenas propriedades rurais”. Foi desta forma que o chefe da Emater no município, Carlos Braga, definiu o seu trabalho. Prestando assistência aos agricultores familiares desde 2010 (momento em que o escritório local iniciou os trabalhos), o único técnico no município se desdobra para atender mais de 100 agricultores.
O técnico destaca que o município possui agroindustrias, mas que não conta ainda com um emprendimento rural em escala comercial, como um aviário de grande porte, por exemplo. “O que temos são alternativas de empreendimentos que ajudam o pequeno agricultor a aumentar a sua renda mensal”, explica.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóvis Martins, destaca ainda o acesso facilitado dos agricultores familiares às máquinas agrícolas. “Além disso, oferecemos adubo”, conta.
Projeto para vacas leiteiras
*Uma das ações que a Emater local vem aplicando em Nova Hartz é a melhora do plantel das vacas leiteiras.  “Nós elaboramos os projetos para os pequenos agricultores (caso do Antônio Frietzen), encaminhamos para o Banco do Brasil, que deposita o recurso na conta do criador, que vende os animais”, relata Carlos Braga.
*O técnico ressalta que a melhoria da infraestrutura das propriedades rurais e a compra de novos equipamentos agrícolas ajudam a melhorar o desempenho das atividades rurais. “Encaminhamos até a compra de tratores via Pronaf”, destaca.
*O técnico agrícola da Emater de Nova Hartz destaca que existem cerca de 15 criadores de vacas leiteiras no município e que vendem o leite para a Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis.
*Construção de galpão, de cerca e compra de pick-up leves (utilitários) para o transporte das mercadorias comercializadas pelos agricultores, são alguns dos tipos de financiamentos que o escritório local da Emater consegue encaminhar junto aos bancos de fomento. “Só não temos parceria com o Banrisul no município”, aponta.
Município com veterinário
Uma das conquistas recentes da Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Rural foi a contratação de um veterinário, há dois meses. “Ele pode conferir as condições das agroindústrias que produzem queijo, pães e embutidos”, comemora Carlos Braga. Em até dois anos, a intenção da Prefeitura é ter mais agroindústrias aptas a comercializarem produtos em outros horizontes.