Emater e EcoFerrabraz promovem curso de agricultura biodinâmica em Sapiranga

Sapiranga – Nos dias 14 e 15 de setembro, a Emater de Sapiranga, juntamente com a Associação EcoFerrabraz, promoverão um curso de horticultura biodinâmica. O evento que acontecerá na propriedade agroecológica da Família Konrath, em Sapiranga, contará com diversas aulas práticas e teóricas sobre o assunto. Os participantes também poderão desfrutar do espaço da propriedade e de uma roda de conversa à noite prevista para o sábado. O curso dispõe de 35 vagas, que podem ser ocupadas pelo valor de R$150,00, individual, e R$250,00, pelo casal.

As aulas serão ministradas por Luciana Gomes e Simon Blaser. “Luciana é agrônoma e trabalha com certificação de produção orgânica e biodinâmica em São Paulo, e o Simon Blaser é produtor biodinâmico e tem um domínio muito grande sobre biodinâmica”, explica Mateus Farias de Mello, representante da Emater.

O curso é direcionado para quem já tem algum conhecimento sobre agricultura e agricultura orgânica. As inscrições podem ser feitas através do telefone (51) 99750-7850, da Emater de Sapiranga.

o curso terá aulas práticas e teóricas

O curso abrange assuntos de horticultura ao ar livre e em estufa, tratará das origens das espécies hortícolas, as características que cada uma das espécies apresenta e as exigências e problemas que cada uma pode ter, além de questões sobre recuperação de solo em estufa, cultivo de solo, calendário biodinâmico, como outras questões que serão apresentadas de forma prática e teórica.

Biodinâmica e uma agricultura mais limpa

“A importância da biodinâmica é que a gente consiga aprender a produzir também com uma espiritualidade, e que cada agricultor consiga uma maneira de conviver bem com a natureaza, com as plantas e com os seres humanos. A gente tem uma ligação com a terra. O biodinâmico trabalha com a espiritualiade”, declara Mara Konrath, integrante da Associação EcoFerrabraz. “A gente também aprende a fazer preparados biodinâmicos para que a gente possa usar isso na nossa agricultura, cada vez mais uma agricultura mais limpa, e de uma relação de amor com a natureza. A biodinâmica vem para ajudar a gente a entender também esse lado espiritual do homem, ensinar o homem a conviver com a natureza.” defende Mara.“A associação ecoferrabraz surgiu a partir do grupo de orgânicos da OcsSul Ferrabraz. É um grupo que tem uma mesma ideologia, produzir alimento limpo e um grupo. Temos consumidor, técnico e produtor no grupo. A associação surgiu com a finalidade de organizar melhor o grupo”, explica, Mara.

Texto: Laura Blos

Foto: Arquivo / EcoFerrabraz