Em tempos de Covid-19 Paróquia São Luiz Gonzaga envolve fiéis de uma forma diferente e criativa

Foto: Divulgação/PMS.

Estado – No mínimo, 300 pessoas têm assistido as missas da Paróquia São Luiz Gonzaga, do bairro São Luiz em Sapiranga. Mas claro que a participação não é presencial, afinal, estamos em período de isolamento social, em que cultos e missas até podem acontecer, mas com a presença de um número máximo de 30 pessoas. Todos esses mais de 300 fiéis têm acompanhado de uma forma diferente e criativa. As missas estão ocorrendo de forma online, sendo transmitidas, ao vivo, pela página da Paróquia no Facebook. O padre, Everton de Souza, em uma das transmissões, pediu para que aqueles que quisessem, levassem fotos suas e de suas famílias até a igreja. “As pessoas trouxeram e colocaram o envelope por baixo da porta da igreja. Cada família trouxe a sua foto. Nós então fixamos as fotos nos bancos. Foi uma maneira de fazer com que as pessoas se sintam presentes na igreja. Se todas as pessoas das fotos estivessem nas missas, a igreja estaria superlotada”, brinca o padre. A iniciativa, segundo o sacerdote, vem ocorrendo em diversas igrejas pelo Brasil e pelo mundo. Cerca de 150 fotos foram fixadas nos bancos da igreja no bairro São Luiz, sendo que cada foto traz a imagem de, pelo menos, duas pessoas e algumas famílias com quatro, cinco ou mais integrantes.

O padre explica que durante as transmissões, em alguns momentos, os bancos com as fotos são exibidos. “Inclusive no Domingo de Páscoa eu fiz um vídeo de Feliz Páscoa, com todas as fotos aparecendo enquanto tocava uma música”, recorda. A maioria das pessoas que levaram as fotos são membros da igreja, mas também se engajaram fiéis de outros bairros e municípios, que acompanham as transmissões online e decidiram participar. E a solidariedade também aflorou. “O mais interessante foi que veio muitas fotos, de famílias diferentes, em um único envelope. Alguém da comunidade, visto as pessoas que não podem sair, por serem idosas, recebeu as fotos por WhatsApp, imprimiu e trouxe todas juntas. Foi um sinal de unidade entre as pessoas”, destaca o padre.

A reação dos fiéis foi muito boa, conta o padre. Ele explica que durante as transmissões, duas pessoas ajudam durante a liturgia, para cantar e tocar violão, e outra com o celular para a transmissão. “Nós vemos o celular, então ter as fotos, é um modo de vermos as pessoas. E eles também, de se sentirem aqui presentes”, salienta. Aos domingos, para aqueles que participam da missa online, o padre, das 9h30 até as 10 horas vai até a porta da igreja e entrega a eucaristia. “As pessoas vem de casa, recebem a eucaristia, e voltam para as suas casas. Mas não temos tumulto”.

O padre Everton fez questão de deixar uma mensagem para toda a comunidade sapiranguense neste período de incertezas. “Temos que sempre lembrar que estamos em um isolamento social, mas não estamos isolados de Deus e, sobretudo, das pessoas que nós amamos. É um momento ainda mais oportuno e necessário que nós procuremos estar unidos com Deus e com aqueles que nós amamos. Se não for possível fisicamente, pelo distanciamento, mas ao menos espiritualmente, através de um telefonema. Este é um momento oportuno que nos ensina que nós precisamos do outro, mais do que nunca.

SERVIÇO

As missas acontecem sempre às quartas-feiras, às 19 horas, aos sábados, às 18 horas e aos domingos às 8 horas. As transmissões ocorrem ao vivo, na página da Paróquia no Facebook (@parslgonzaga https://www.facebook.com/parslgonzaga/). Os vídeos ficam gravados e disponíveis na página para quem quiser assistir em outros momentos.