Em setembro, acontece a esperada formatura dos agentes da Guarda Municipal de Campo Bom

Campo Bom – Uma conquista para a cidade está prestes a se tornar realidade. No dia 2 de setembro acontece a formatura dos 25 agentes que formam a Guarda Municipal de Campo Bom.

São 34 formandos pelo curso de mais de 1.300 horas realizado em uma escola especializada em Gravataí. Os agentes, aprovados em concurso público, passaram por etapas de prova teórico-objetiva e teste de aptidão física; avaliações psicológica e mental; de conduta social, reputação e idoneidade; avaliação médica; e avaliação psicológica para obtenção de porte de armas em serviço.
A Guarda Municipal teve as suas primeiras movimentações ainda em 2019, no ano seguinte aconteceu o concurso e, assim que as restrições da pandemia permitiram, o curso foi iniciado. O processo para implantação não é simples, precisa da capacitação adequada e de autorizações, como por exemplo, a da Polícia Federal.
Com o objetivo claro de trazer mais segurança para os cidadãos, trabalhando em conjunto com as demais forças de segurança, o início das atividades da Guarda Municipal de Campo Bom é um marco na história do município.

Buscando uma atuação abrangente

Além dos treinamentos técnicos do curso de agente de segurança, os novos guardas fizeram muitas capacitações a fim de estreitar laços com outras entidades e poder realizar um trabalho abrangente.
Durante quase um ano foram realizados encontros, como com as empresas de segurança privada, e também seminários, como o de combate à violência contra a mulher, e outras muitas ações para alinhar a proposta com as equipes da Brigada Militar, enfatizando o trabalho em conjunto.

Segurança é um direito de todos

A formação de uma guarda em Campo Bom já está entre os planejamentos da Administração Municipal desde o início. Trazer mais segurança para a população significa mais desenvolvimento e também mais qualidade de vida, fatores fundamentais para a gestão.
O prefeito Luciano Orsi (PDT) destaca que “é no município que as coisas acontecem, portanto, entendemos que havia a necessidade de criação de um órgão de segurança pública a nível municipal e, justamente por isso, foi traçado o plano de implantação da guarda, antes mesmo da primeira eleição, em 2016. Foi um processo administrado com transparência e responsabilidade e que agora está há poucos movimentos de entrar em pleno funcionamento, assim garantindo maior segurança aos campo-bonenses.”

Infraestrutura para o trabalho

A Guarda Municipal de Campo Bom vai trabalhar em regime de guarda armada. Para isso, todos os agentes realizaram o curso de tiro completo, onde cada um fez 484 disparos durante os exercícios de instrução. O armamento – 25 pistolas 9mm e duas carabinas, também 9mm – já foi adquirido no mês de fevereiro, com um investimento de R$ 150 mil. No mês de julho foi a vez dos uniformes completos serem entregues aos agentes e viaturas também estarão disponíveis para a equipe. “Há de se destacar que a criação da GMCB foi fundamentada na rigorosa preparação dos seus agentes de segurança, com curso de formação de mais de 1,3 mil horas e acompanhamento psicológico durante o período, bem como os exercícios e testes necessários para o porte e manuseio de arma de fogo. A responsabilidade é grande, mas os guardas estão preparados para assumi-la”, comenta o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara.

Treinamento intenso e foco na capacitação da equipe que vai às ruas

A dedicação para preparação dos agentes é um diferencial para oferecer um bom serviço na segurança pública, como destaca o diretor da Guarda Municipal de Campo Bom, Edinei Lopes. “Os guardas já cumpriram todos os requisitos exigidos para desempenhar a função plenamente, como a avaliação junto à Polícia Federal, e agora se encontram em fase de integração com a comunidade: visitas às empresas locais, orientação nas escolas a respeito do trabalho da guarda, participação nos eventos da Administração Municipal. A expectativa é de que, tão logo ocorra a cerimônia de formatura e alguns últimos ajustes sejam feitos, a Guarda Municipal possa ir às ruas de Campo Bom para reforçar a segurança pública.”

Efetivo inicial de 25 agentes municipais

No dia 2 de setembro acontece a cerimônia oficial de formatura, 34 candidatos concluíram o curso, no entanto, apenas 25 assumem de imediato o seu cargo de agente. O excedente dos alunos do curso de formação compõem cadastro reserva, podendo ser chamados de acordo com as necessidades da prefeitura, como aumento do número de efetivos ou recomposição do quadro.