Em meio à paralisação das aulas, Escola Duque completa 170 anos

Segundo o diretor, a instituição já está preparada para retomada das atividades presenciais Foto: Reprodução

Por Henrique Ternus Lamb

Sapiranga – Apesar das atividades presenciais estarem paralisadas em todo o estado, em função da pandemia do coronavírus, a Escola Duque de Caxias tem um motivo para celebrar. Isso porque a instituição sapiranguense completou 170 anos de existência no último dia 1º de julho. O colégio é a instituição mais antiga da cidade, e compõe também o grupo das quatro escolas mais antigas do Rio Grande do Sul. Para o diretor da entidade, Sérgio Michels, isso representa um marco para Sapiranga.

O diretor revelou que a escola já possui um plano de contingência para retomada das atividades, e que a prefeitura de Sapiranga deve apresentar um protocolo base a ser seguido por todos os colégios da cidade. Entretanto, por causa das medidas de restrição impostas pelo Distanciamento Controlado, a volta às aulas depende do governo estadual. “Enquanto houver bandeira vermelha, não consigo voltar com nada. Estou esperando pelo governador”, afirmou Sérgio.

Mesmo assim, a previsão para retomada das atividades, segundo a direção, é a partir de 1º de agosto. Sérgio afirma que realizou pesquisa com os pais no início de junho, na qual 47% queria a retomada imediata, 23% preferia aguardar e 30% gostaria de retornar somente em agosto. “Se manter esse percentual, podemos voltar, pois consigo colocar 50% das turmas nas salas de aula”, declarou o diretor.

Adequações para higienização

Segundo o diretor Sérgio Michels, a escola já se adequou aos protocolos de higienização necessários. Quando voltarem as atividades, haverá totem com álcool gel e tapete sanitizante na entrada, para profissionais e alunos. Além disso, a escola já possui saboneteira com álcool gel na frente de todas as salas. O plano de contingência da instituição prevê também a limpeza de ambientes a cada intervalo, separação de turmas, que deverão ter aulas dia sim, dia não, além de corredores separados para entrada e saída.

Futuro da escola

De acordo com o diretor Sérgio, a escola no momento não trabalha com planejamento de realizar melhorias estruturais, em função da situação causada pela pandemia. Segundo ele, a escola pretende aprimorar somente a qualidade de ensino. Dessa forma, a intenção é recuperar os conteúdos não assimilados de forma adequada pelos alunos nas atividades à distância. Atualmente, as aulas ocorrem todos os dias no turno da manhã e de forma remota, através de uma plataforma disponibilizada pelo Google. Todos os níveis de ensino possuem atividades, com exceção da Educação Infantil.