Em discurso de despedida, tenente-coronel cita queda da criminalidade na região

Troca de comando ocorreu em solenidade no Centro de Cultura de Sapiranga (Fotos: Melissa Costa)

Sapiranga/Região – O Centro de Cultura Lúcio Fleck, em Sapiranga, sediou, na sexta-feira, 12, a solenidade da troca de comando do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM). Na ocasião, o tenente-coronel João Ailton Iaruchewski passou o comando do batalhão ao major Pedro Alexander Beron da Cunha. A cerimônia contou com a presença de representantes da comunidade e autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo da área de abrangência do batalhão e o ato de passagem de comando foi presidido pelo Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, coronel Carlos Daniel Schultz Coelho. O tenente-coronel Ailton deixa o comando do 32º BPM, cargo que ocupava desde agosto de 2015, seguindo para sua nova missão de comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari. O evento contou com a participação da Banda de Música da Brigada Militar (Ajudância-Geral e CRPO-VRS), que abrilhantou a solenidade.

O 32º BPM abrange os municípios de Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Araricá, Parobé, Taquara, Dois Irmãos, Morro Reuter, Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Ivoti.
O novo comandante, major Beron, ingressou na Brigada Militar em fevereiro de 1998, onde frequentou a Academia de Policia Militar. Em Sapiranga, ele passou a atuar em maio de 2018, na função de subcomandante do 32ºBPM.

Importante queda nos índices de criminalidade na região de atuação do batalhão

Ao se despedir do comando em Sapiranga, o tenente-coronel Ailton fez questão de ressaltar os bons resultados colhidos ao longo dos quase sete anos comandando as guarnições da região. “Os 12 municípios somam uma área bastante grande, são 420 mil habitantes e a nossa preocupação é constante, buscando fazer o melhor, fundamentalmente melhorar a qualidade de vida. E, acredito que logramos êxito, atingimos o sucesso através de planejamento, proatividade e ações para diminuir índices de ocorrências”, disse o oficial. Conforme levantamento, a região registrou queda nos índices de roubos, furtos e nos crimes contra a vida. “É resultado de um trabalho conjunto”, pondera o tenente-coronel.

Agradecimento e boas-vindas na troca de comando

A solenidade da troca de comando foi prestigiada por prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais pessoas da comunidade ligadas à segurança, como integrantes de Consepros. A prefeita de Sapiranga, Carina Nath, entregou uma placa de homenagem ao tenente-coronel, como forma de agradecimento aos serviços prestados ao longo dos últimos anos. Ela também desejou boas-vindas ao novo comandante. “Tenho certeza que atingimos o desiderato traçado. Fica meu agradecimento a todas as comunidades nas quais atuamos e, agora, vamos para a nova função, lisonjeado pela escolha. A partir de agosto, estarei no novo comando”, disse o tenente-coronel, em entrevista ao Grupo Repercussão.

 

COM A PALAVRA, OS OFICIAIS

João Ailton Iaruchewski, tenente-coronel.

“Foi um momento de extrema alegria, a possibilidade de comandar esse batalhão. Aprendemos muito, conseguimos fazer um trabalho destacado, e isso é sempre referenciado. Neste tempo, nos dedicamos principalmente ao sistema Avante, da Brigada Militar, que é uma ferramenta de análise criminal. Ela dá atenção especial para as ocorrências de furto e roubo e, neste período de comando, diminuímos todas”.

Pedro Alexander Beron da Cunha, major e novo comandante.

“Temos grande expectativa de trabalho e sabemos também da expectativa das comunidades e dos policiais, que são nossa principal ferramenta de trabalho, o ser humano. Enquanto estivermos no comando, procuraremos conversar, nos aproximar das lideranças da sociedade, em trabalho em conjunto, de proximidade, basicamente de polícia comunitária”.