Em Campo Bom, Acampamento da Canção Nativa emociona em edição especial

Foto: PMCB

Por Prefeitura de Campo Bom

Reencontros, emoção à flor da pele e o melhor do festival que colocou o município na rota dos grandes eventos da música gaúcha. Assim foi a noite de quarta-feira, 3, no Teatro do Complexo Cultural CEI, onde aconteceu a edição comemorativa do Acampamento da Canção Nativa. O evento, que não ocorreu no início do ano em função da pandemia, reapresentou as vencedoras das 18 edições do festival nascido em 1984 e mantido como tradição até hoje.

Na abertura da noite, foram revividas as emoções do 1º Acampamento da Canção Nativa, com o próprio vencedor daquela histórica edição do evento, Daniel Torres, que subiu ao palco e reapresentou a música “Cordas”. Na sequência, abrilhantaram o palco do CEI: Jean Kirchoff, Pirisca Grecco, Adair de Freitas, Wilson Paim, Zé Araújo, Ricardo Bergha, Lisandro Amaral, Marcelo Oliveira, Raineri Spohr, Pedro Guerra Pimentel, Cassiano Mendes, Ita Cunha, Luiz Marenco e André Teixeira, respectivamente. A apresentação dos artistas teve um colorido todo especial com o carisma da patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, Liliana Cardoso.

Após o pronunciamento do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz; do presidente da Câmara de Vereadores Alexandre Hoffmeister; e dos deputados Luiz Marenco e Gaúcho da Geral; o prefeito Luciano Orsi também teve sua participação artística, interpretando Rebanho de Agonias, do saudoso Rui Biriva.

“Reunir as músicas vencedoras de todas as edições do Acampamento, inclusive com alguns dos seus intérpretes originais foi a forma encontrada para que o público matasse a saudade e revivesse esses momentos especiais”, disse o prefeito.

Antes de encerrar a noite, foi anunciada a realização da 19ª edição do Acampamento da Canção Nativa, nos dias 4 e 5 de março, paralelamente ao 43º Rodeio Nacional de Campo Bom, no Parque do Trabalhador. No dia 3 de março acontece o 7º Acampamentinho da Canção Nativa. As inscrições abrem no dia 1º de dezembro, no site www.festiviaiscampobom.com.br.

As músicas vencedoras das 18 edições do Acampamento e seus intérpretes:

Cordas (1984) – Interprete: Daniel Torres;

Ecologia (1985) – Intérprete: Jean Kirchoff, representando Rui Biriva;

Resenhas (1986) – Intérprete: Pirisca Grecco, representando Cesar Passarinho;

O rio e eu (1987) – Intérprete: Jean Kirchoff, representando Déclio Tavares;

Changueiro de vida e lida (1988) – Intérprete: Adair de Freitas;

Paixão campesina (1989) – Intérprete: Wilson Paim;

Versos e sonhos de um cantador (1990) – Intérprete: Adair de Freitas;

Pendenga de galo (1991) – Intérprete: Zé Araújo;

Caminhos de vira mundo (1992), Ricardo Bergha, representando Jorge Guedes;

Descendente (2011) – Intérprete: Lisandro Amaral;

Poema da quinta lua (2012) – Intérprete: Marcelo Oliveira;

Redenção (2013) – Intérprete: Marcelo Oliveira;

Ao sul do meu rincão (2014) – Intérprete: Raineri Spohr;

Capataz (2015) – Intérprete: Lisandro Amaral;

Milonga de Diego Ventena (2016) – Intérpretes: Pedro Guerra Pimentel e Cassiano Mendes;

Gaúcho um verso de campo (2017) – Intérpretes: Ita Cunha e Ricardo Bergha;

Volta pra mim (2019) – Intérprete: Luiz Marenco;

Pitando (2020) – Intérprete: André Teixeira.