Em breve, Avenida Brasil voltará a receber redutor fixo de velocidade, diz secretário

Controlador de velocidade foi retirado em dezembro do ano passado da avenida (Foto: Henrique Ternus)

Campo Bom – Em breve, trecho da Avenida Brasil, em Campo Bom, voltará a ser fiscalizado através de radar fixo.
Conforme informações do secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, está em processo de licitação a definição da nova empresa que prestará o serviço ao município. “Se tudo ocorrer conforme previsto e não houver pedido de impugnação da empresa perdedora, a expectativa é de que no mês de abril o novo radar fixo já esteja instalado”, projeta o secretário. O controlador de velocidade, que estava instalado próximo da divisa de Campo Bom e Novo Hamburgo, foi retirado em dezembro do ano passado e, desde então, não há fiscalização fixa no trecho. “
“É um local que precisa do redutor, visto ser um dos pontos de maior acidentalidade do município. Então, também é importante que tenhamos a consciência de que é uma rota perigosa”, ressalta Rosalino, citando o trabalho feito nos últimos meses para conseguir um novo controlador. “Buscamos empresas interessadas, agora está no setor para licitação e a tendência e de que ande logo. Infelizmente, as coisas as vezes não andam com a agilidade que gostaríamos. No setor público, algumas coisas são mais morosas, mas precisamos seguir os passos legais. Agora, acreditamos que a situação há de se resolver com mais brevidade”.

Retorno é pedido da Câmara de Vereadores, comunidade e do próprio prefeito Orsi

A necessidade do retorno do controlador de velocidade mobilizou diversas frentes no município nos últimos meses. Segundo o secretário, os pedidos para o retorno vieram da Câmara de Vereadores, da comunidade e também do próprio prefeito Luciano Orsi. “Todos sabemos da importância de ter o controlador, é necessário”.

 

Levantamento dos pontos mais críticos em Campo Bom 

Ainda sobre os perigos relacionados ao trânsito em Campo Bom, o secretário Rosalino conta que está fazendo um levantamento sobre os pontos mais críticos, com o intuito de executar ações para reduzir a acidentalidade. “Normalmente, são os mesmos pontos que apresentam problemas. Queremos fazer um trabalho em cima desses locais para tentar diminuir esse quantitativo de acidentes. Então, estamos vendo se em alguns lugares podemos optar por quebra-molas, em outros por radar; todas medidas preventivas”.

Um dos pontos que vem causando preocupação é a Avenida dos Municípios. “Principalmente, depois que abriu a ponte, a demanda aumentou muito. Inclusive, estamos buscando a municipalização dela justamente para conseguir agir de forma mais presente e visando a prevenção. Hoje, fazemos ações em parceria com Polícia Rodoviária Estadual (PRE), mas depois vamos conseguir atuar de forma mais presente”, conta o secretário. “As rodovias com mais trânsito sempre tendem a apresentar maior problema”.

Saiba mais da secretaria 

Rosalino também destaca outras ações que sua secretaria está trabalhando, com intuito de melhorar a trafegabilidade no município. “A nossa secretaria ainda é uma pasta nova no município, mas estamos buscando fazer um trabalho eficiente e voltando à comunidade. Por exemplo, agora, estamos voltados a um outro levantamento, que são as faixas segurança que não têm rampa com acessibilidade. Queremos melhor isso e deixar essa questão em dia; é necessário”.

Outra demanda, considerada importante para Rosalino, é a instalação de placas com os nomes das ruas de Campo Bom. “Já estamos conseguindo iniciar a instalação delas. Serão placas padrão nos bairros e isso vai facilitar a trafegabilidade. Não podemos apenas depender do celular, muitas vezes as pessoas se perdem. A rua bem sinalizada é importante e estamos fazendo, com a parceria do prefeito, o trabalho diferenciado”.