Em Araricá, casos Covid-19 e demais atendimentos ocorrem no mesmo posto

Araricá – Uma situação adversa foi apresentada durante a sessão da terça-feira (17) na Câmara de Vereadores. Atenta as reivindicações dos arariquenses, a vereadora Janice Machado (MDB), fez uma indicação que recebeu o apoio dos demais colegas. A indicação sugere que a Prefeitura, seguindo o exemplo de outros municípios dos vales do Sinos e Paranhana, crie um local específico para atendimento dos cidadãos com suspeita ou confirmados para o coronavírus. No momento, estes pacientes e demais pessoas que procuram por atendimento médico para outras doenças, circulam no mesmo local – que é o Posto de Saúde Dom Inácio de Loyola, no Centro.

Janice Machado, do MDB

Janice Machado, que possui experiência na administração pública, pois foi secretária de Assistência Social, sugere a alteração do Plano Estratégico de Combate à Covid-19. “Sugeri que se destine apenas uma ESF para a triagem de casos Covid, fazendo com que este também funcione aos fins de semana. Fui testemunha de três casos emergenciais neste fim de semana e que não eram Covid. Esses pacientes foram submetidos ao atendimento de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia, colocando em risco estes pacientes de contaminação. Eu valorizo os profissionais da saúde e presto minhas homenagens, mas seria mais adequado levar esses atendimentos Covid para o Posto de Saúde do bairro Estação”, exemplifica a vereadora.

Consenso entre lideranças de que é
necessário
mudar local de atendimento

Jordana de Lima, do Republicanos

Quem também possui opinião que é necessário mudar o local dos atendimentos Covid é a presidente da Câmara de Vereadores, Jordana de Lima (Republicanos). “É de conhecimento que outros municípios possuem tenda Covid separada. Os relatos são de que no Posto de Saúde Central o mesmo técnico que atende pacientes com patologias simples, também atende Covid”, citou.

Atendimentos em local isolado

A coordenadora da Vigilância em Saúde e integrante do Comitê Municipal, Rochelle Born, explica que realmente o município só possui uma unidade de pronto atendimento no município. “Mas, nela temos uma Sala de Isolamento para pacientes suspeitos, uma enfermaria com quatro leitos e duas poltronas para observação Covid (em local separado) e uma terceira sala de observação para pacientes não Covid. Além disso, temos a Sala Vermelha onde são feitos os atendimentos de casos graves de alta prioridade, como acidentes, infarto, parada cardíaca, convulsão e ainda a sala de procedimento, onde são feitos curativos e medicações. Todos estes ambientes são separados e fechados com portas. Além disso, estamos fazendo uma triagem na entrada do posto, onde os casos de menor gravidade e não relacionados à Covid são direcionados às Unidades de Estratégia de Saúde da Família, onde os médicos da família farão o atendimento”, contextualiza a servidora pública.

No entendimento da vereadora, Tanara Werb (Democratas), é necessário rever esse assunto de forma urgente. “Nossa intenção é que a Prefeitura disponibilize outro local”, defende.