Em alerta, Sapiranga e Campo Bom permanecem em bandeira laranja

Região – As cidades de Sapiranga e Campo Bom, no Vale do Sinos, seguem na bandeira laranja, na sexta rodada do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado no começo da noite deste sábado (13), pela Secretaria Estadual da Saúde. Entretanto, diante a piora nos indicadores de propagação na última semana, o quadro é de alerta. Já as cidades do Paranhana, que pertencem a região de Taquara, seguem na bandeira amarela.

A região de Novo Hamburgo, a qual fazem parte os quatro municípios de abrangência do Jornal Repercussão, apresentou um aumento expressivo tanto de internados em leitos de UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – de 11 para 22 -, quanto de internados em leitos clínicos confirmados para Covid-19 – nesta última, passando de dois para 19 internados. Apesar dos aumentos na propagação da Covid-19 e por SRAG, a macrorregião permaneceu em bandeira laranja devido à elevada capacidade de atendimento do sistema de saúde.

Segundos dados do Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, a casa de saúde possui hoje cinco pacientes internados. Uma pessoa ocupa um dos dois leitos de isolamento na UTI e outras quatro estão na enfermaria com capacidade de 10 leitos. Ainda há quatro leitos na sala amarela na emergência hoje sem ocupação.

As regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana registraram piora e foram classificadas como bandeira vermelha nesta sexta rodada.

Alterações no Distanciamento Controlado
Mudanças no modelo de Distanciamento Controlado haviam sido anunciadas na última quinta-feira (11), com o objetivo de reduzir os riscos de esgotamento do sistema de saúde, garantir maior segurança aos gaúchos, e aumentar a aderência às medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Conforme a coordenadora do Comitê de Dados, vinculado ao Gabinete de Crise, Leany Lemos, os ajustes são fruto do monitoramento diário feito pelas equipes técnicas que estão trabalhando no Distanciamento Controlado e de sugestões de especialistas em saúde, tendo sido amplamente discutidos nas reuniões dos grupos técnicos e validadas pelo Conselho de Especialistas, para então serem efetivados. “Esse processo foi construído com muito diálogo, transparência e é fruto de um intensivo monitoramento, pelas nossas equipes multidisciplinares, não só das bandeiras semanais, mas de dados diários e de projeções que são elaboradas pelo menos a cada 15 dias”, apontou Leany.

A estratégia do Distanciamento Controlado, implementada no dia 10 de maio em todo o Rio Grande do Sul, utiliza-se de evidências científicas e análise de dados para definir níveis de riscos (traduzidos em bandeiras) e aplicar restrições na proporção, momento e local em que forem necessárias, com protocolos para cada atividade econômica conforme a região.

Estado confirma neste sábado 252 novos casos da Covid-19

A Secretaria da Saúde de Estado divulgou na tarde deste sábado (13), um novo balanço referente a Covid-19. Segundo levantamento da pasta, nas últimas 24 horas, foram confirmados 252 novos casos e um total de sete óbitos para o coronavirus em território gaúcho.

Uma das pessoas que entrou em óbito é um homem, de 64 anos, morador de Parobé, no Vale do Paranhana. Os demais eram residentes de Lajeado (mulher, 68), Porto Alegre (mulher, 81), Charqueadas (homem, 42), Cruz Alta (homem, 59), Santo Antônio da Patrulha (mulher, 103) e Santa Maria (homem, 84).

Ao todo, o total de casos confirmados no Estado desde o início da pandemia chega 14.627. Já o número total de mortes é de 344. O número estimado recuperados é de 12.027 (82% dos casos).