Em 2015, taxistas devem ter curso especial para poder trabalhar

Região – A partir da resolução nº456 do Conselho Nacional do Trânsito (CONTRAN), estabelecida em 2013, os taxistas de todo o País serão obrigados a se qualificar no Curso de Taxista para exercerem a profissão. As prefeituras de cada município serão as responsáveis pela implantação e fiscalização do curso em suas cidade. Em Sapiranga, a lei passa a valer a partir do próximo ano.
O Centro de Condutores (CFC) Valderez, em Sapiranga, é o órgão que realizará as aulas e já está trabalhando para tentar iniciar o curso na segunda quinzena de novembro. “O curso virá de encontro com a necessidade da sociedade e irá valorizar a profissão”, esclarece o diretor de ensino do CFC Valderez, de Sapiranga, José Dantas.
Em Nova Hartz, ainda não há previsão de quando a lei entrará em vigor.
Serão 28 horas Aulas no curso
Durante as aulas, que serão teóricas, serão trabalhadas relações humanas/interpessoais durante 14 horas, direção defensiva, em oito horas, mecênica e elétrica do automóvel, em quatro horas, e primeiros socorros durante duas horas. O valor médio para quem se inscrever através do CFC Valderez Sapiranga será de até R$180.
Profissionais valorizam o ensino
O taxista Éder Born, que trabalha em Sapiranga, diz que acredita que o curso irá valer a pena, já que irá agregar maior conhecimento aos profissionais. “É algo que poderemos, inclusive, colocar no nosso currículo”, explica Éder.
Penalidades para quem estiver fora da lei
As penalidades para os condutores que estiverem sem o documento do Curso de Taxista poderão ser diferentes em cada município. Em Sapiranga, será aplicada uma multa leve, no valor de R$ 53, e três pontos na carteira de motorista. “Cerca de 150 taxistas farão o curso em Sapiranga”, estima o secretário de Segurança Pública e de Trânsito, Delso Ivan Civa, o Dídio.
Ildo Mário Szinvelski, diretor-técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), acredita que a legislação de trânsito dos municípios deve ser renovada. “Ou a Prefeitura oferece o curso através das Secretarias de Educação e Trânsito, por exemplo, ou ela autoriza um órgão competente a realizá-lo, como é o caso que está ocorrendo em Sapiranga, onde o CFC Valderez realizará o curso”, explica.
Atenção
*Com o objetivo de aprimorar os serviços dos taxistas de Sapiranga, em agosto de 2013 foi criada a Associação dos Transportadores Autônomos da cidade, no qual Daniel Gomes é o presidente. O grupo também busca reunir o grupo de taxistas em defesa de melhores condições de trabalho.
*O Secretário de Mobilidade Urbana de Nova Hartz, Marino Silveira, disse que, como é uma lei Federal, pretende trabalhar a questão. “Nova Hartz irá se adequar a lei, vou ver a melhor forma de encaixá-la no nosso município, provavelmente as aulas serão pelo CFC”, esclarece.
*Um dos principais objetivos do curso é instruir quanto ao comportamento com os clientes, já que irá tratar também questões de condições físicas e emocionais, higiene, postura, e lotação. Até o fechamento desta edição, Campo Bom não havia se posicionado.