Elevador da Câmara de Vereadores de Sapiranga é inaugurado e prédio, agora, atende normas de acessibilidade

Sapiranga – O elevador com acessibilidade no prédio da Câmara de Vereadores de Sapiranga foi inaugurado na tarde da terça-feira (4). A cerimônia contou com presença dos vereadores, lideranças políticas e pessoas da comunidade, inclusive, moradores do município com algum tipo de deficiência física.

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, participou do protocolo e comemorou a instalação da tecnologia. “É preciso parabenizar a atividade da Câmara de poder entregar esse benefício para a comunidade. É nosso dever como Ente Público facilitar o acesso para todos”, comentou. Nos andares superiores do prédio da Câmara também funciona a sede da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente.

O atual presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Oliveira, enalteceu o trabalho de todos os presidentes do Legislativo anteriores e apresentou melhorias na Casa. “Colocamos piso no lugar do carpete no Telecentro, e, no Plenário, substituímos as lâmpadas convencionais por outras de LED”, disse. A cerimônia antecedeu a primeira sessão ordinária do ano em Sapiranga.

Elevador com Diferencial para acessibilidade

De acordo com o responsável pelo departamento técnico da Engipro Elevadores, Felipe Plentz, o elevador hidráulico de acessibilidade possui capacidade para 225 quilos e pode ser utilizado por até três pessoas, ou então, uma pessoa e um cadeirante. “O elevador possui um diferencial que é o tamanho e capacidade, sendo mais largo e comprido. Essa limitação de peso e capacidade é porque ele é voltado para acessibilidade”.

Caminhada

Em 2013, a instalação de um elevador aparece em requerimento do vereador Sandro Seixas. A documentação foi entregue ainda em 2017, quando o então presidente José Moura (PP) articulou com a prefeitura a elaboração do projeto. Posteriormente, em 2018, na gestão de Balardin (PTB), a Câmara fez uma licitação e adquiriu a estrutura por R$ 79 mil. Coube a Olívia Steigleder, no ano passado, dar seguimento e concluir as obras. Como o prédio pertence à Prefeitura, a equipe técnica da Secretaria de Planejamento prestou apoio técnico para a elaboração do projeto arquitetônico.