Eleições 2018 contará com título de eleitor digital

Instituições públicas vêm buscando modernizar seus sistemas e facilitar o acesso do cidadão às informações. Lançado no início de dezembro de 2017, o título de eleitor foi inovado e agora ele também é eletrônico. O e-Título poderá ser usado nestas eleições.

O documento digital foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e poder ser baixado na Google Play ou App Store. Após baixado o programa você deverá inserir os seguintes dados: número do título de eleitor, seu nome, nome da mãe e do pai e a data de nascimento. Com a validação e liberação, depois de ser acessado a primeira vez o documento ficará gravado e disponível para o eleitor.

Com a versão digital será possível ter acesso às informações do eleitor, além de foto e biometria. Contudo, a foto e biometria está disponível somente para aquelas pessoas que já têm o cadastramento biométrico. Os demais podem ter o e-Título, porém, no dia da votação devem levar junto um documento com foto.

A Justiça eleitoral mira expandir o serviço, podendo o cidadão acessar informações como local da votação e quitações eleitorais, além de, futuramente, poder ser feito a justificativa eleitoral pelo aplicativo.

TSE busca diminuir custo de impressão

O aplicativo foi uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todo o país. O e-Título busca diminuir gastos da Justiça Eleitoral na emissão de títulos e o extravio do documento. “É com esse intuito que lançamos o e-Título, aplicativo que possibilitará ao eleitor trazer consigo uma versão digital de seu título de eleitor. Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos”, explicou o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.