EJA do Duque oferece possibilidade de conclusão do Ensino Médio em 18 meses

Por Cássios Schaab

Aquelas pessoas que, de alguma forma, precisaram interromper seus estudos no ensino médio e agora desejam dar prosseguimento, podem procurar o Centro Sinodal de Ensino Médio Duque para concluir seu aprendizado através da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela instituição. As aulas iniciarão no dia 08 de março, porém as inscrições estão abertas até o dia 19 de março.

E a partir deste ano, um novo formato de curso será oferecido, garantindo mais agilidade na conclusão dos estudos. “A principal novidade é que o EJA foi reformulado e agora é possível cursar o ensino médio no período de um ano e com aulas de segunda a quinta-feira”, explica a Coordenadora Pedagógica do EJA, Simone Mergener. “A maioria das pessoas que nos procurou, desde dezembro, estão desempregadas e têm necessidade de voltar ao mercado e pressa em concluir os estudos, por isso essa reformulação se torna vantajosa, já que diminui o tempo de curso e ainda permite que os alunos tenham as noites livres nas sextas-feiras”, complementa.

Aproveitamento do ENCCEJA pode diminuir ainda mais tempo de curso

Outra facilidade do EJA é a possibilidade de aproveitamento das notas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). “Se algum aluno não passou em todas as áreas de conhecimento, ele pode cursar somente a que falta”, detalha Simone.

“Ampliar os horizontes dos alunos”

Sempre com base na qualidade do ensino oferecido, o curso de EJA do Duque tem como objetivo a satisfação do estudante e sua necessidade. “O nosso foco sempre foi ampliar os horizontes desse aluno, dar condições para que ele possa seguir os estudos”, enfatiza Simone.

“Hoje tem um público jovem, pessoas de 18, 20 anos, que estão procurando o EJA para seguir seus estudos, mas também temos alunos de 50 anos. São as pessoas que precisam atender as necessidades do mercado de trabalho, mas também aquelas que querem completar a sua formação”, complementa.

A coordenadora pedagógica também destaca que os requisitos de escolaridades foram se atualizando com o passar dos anos, o que também fez aumentar a demanda dessa modalidade de ensino. “O que antes, em muitas profissões, se exigência de ensino fundamental, agora é o ensino médio, por isso estamos vendo essa procura maior e as pessoas dando mais importância para a conclusão dos estudos”, finaliza.

Diferentes canais para inscrição

A previsão de início das aulas para segunda-feira, 08, irá se concretizar mesmo o Governo do Estado mantendo as restrições no sistema de distanciamento controlado. “Vamos nos adaptar. Se não puder ser presencial, será virtual”, indica a coordenadora pedagógica.

Neste primeiro momento, serão ofertadas duas turmas de EJA: uma de nível básico e uma de nível avançado. “Se houver necessidade e demanda, poderá ser ampliado”, acrescenta Simone.

As pessoas interessadas em finalizarem seus estudos através do EJA podem procurar a secretaria do Duque e realizar sua matrícula até 19 de março. O atendimento ocorre  de segunda a sexta das 7h10 às 11h50min e 13h às 20h na avenida João Corrêa, 1364, Centro. Quem preferir pode utilizar as redes sociais e o site da escola ou ainda fazer contato por /telefone nos números 3599-3332 e 98946-0722.