EGR suspende novas isenções no pedágio da RS–239 para campo–bonenses

Campo Bom – Um ano depois do Estado anunciar o cronograma de cadastramento para isentar motoristas campo-bonenses do pagamento na praça de pedágio na RS-239, os resultados apresentados são pífios. Dos 143 pedidos protocolados junto à Prefeitura de Campo Bom, 92 obtiveram a concessão do benefício. Porém, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa um percentual ainda menor: 85 isenções.
O assunto das isenções voltou à pauta na Câmara de Vereadores, através do progressista, Alexandre Hoffmeister (PP). “Foi uma enganação (a proposta de isenção). A EGR só mentiu para os moradores. O próximo governo deve extinguir a empresa”, sugere.
A inconformidade do vereador parte da informação (confirmada pelo Jornal Repercussão) de que a EGR suspendeu a concessão de novas isenções aos motoristas de Campo Bom. Novamente, o argumento utilizado pela direção da EGR é de que o tema precisa ser discutido no Conselho das Rodovias Pedagiadas (Corepe). Uma reunião deve ocorrer na próxima semana.
Entenda o caso
No dia 17 de outubro de 2013, a EGR postou em seu site na internet as datas que os motoristas com placas de Campo Bom deveriam observar antes de solicitar a isenção.
Ficou estabelecido a data de 24 de janeiro de 2014 para o início do cadastramento. A pretensão da EGR era concluir o cadastro em março de 2014.
Agora, pouco mais de um ano após anunciar o cadastramento, a EGR confirma a suspensão das concessões de isenção para os proprietários de veículos emplacados em Campo Bom.
A prefeitura de Campo Bom diz que a isenção é pleito importante, mas não adianta gerar na comunidade expectativas que podem ser falsas. As dificuldades financeiras que o governo Sartori terá no seu início também foram citadas. A prefeitura frisa ainda que será necessário ter paciência  até o governo se apropriar de sua real situação. “Se com dinheiro em caixa a EGR não conseguiu cumprir obras que nos garantiu – como passarelas e iluminação – imagine sem dinheiro”, diz o trecho de nota enviada pela Prefeitura ao Jornal Repercussão nesta semana.