Eficiência Energética em Edificações

Por Eduardo Jaeger

Muito mais que um tema atual, que segue a tendência da consciência ecológica, ser eficiente está diretamente ligado com a redução do consumo. Mas você sabe o que é Eficiência Energética em Edificações?
Eficiência Energética em Edificações é toda a aplicação de materiais e estratégias, em projeto de arquitetura ou em técnica construtiva, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais (como a água, ar, energia elétrica). Uma edificação é energeticamente eficiente quando é capaz de proporcionar conforto aos usuários com o mínimo de consumo.
Cabe aos Arquitetos e Urbanistas a tarefa de elaborar projetos arquitetônicos com a qualidade necessária para proporcionar conforto térmico, acústico e luminotécnico, assim como a especificação de materiais que tenham o desempenho e a durabilidade capazes de unir estética e eficiência. Estes profissionais consideram a posição solar para dispor esquadrias e proteções solares, evitando o uso excessivo de ar condicionado, principal responsável pelo consumo de energia elétrica. 
Um dos principais vilões dos dias atuais é o consumo de Energia Elétrica, muito discutido em função do custo financeiro que assume frente a situação econômica do país. É possível diminuir os custos com energia elétrica através da aplicação de materiais simples, como as lâmpadas LED, capazes de atingir o mesmo desempenho luminotécnico, utilizando apenas 20% do consumo de uma lâmpada incandescente. 
A cultura brasileira ainda não incorporou os conceitos de Eficiência Energética, contudo existem bons exemplos de edificações com este conceito, como a empresa SAP localizada no parque tecnológico da Unisinos. Soma-se a essa gama de definições o reaproveitamento de água das chuvas, o uso de vegetação no paisagismo e o uso de painéis solares para aquecimento de água e produção de energia elétrica.