Educação recebe kits de artesanato indígena para uso pedagógico em Sapiranga

Foto: Departamento de Comunicação

Sapiranga – A Secretaria Municipal de Educação recebeu na sexta-feira, 22, a doação de 500 peças de artesanato indígena Mbyá-Guarani para fins educacionais. A doação foi realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e a Extensão Universitária (Fapeu), responsável pela execução do Plano Básico Ambiental das Comunidades Indígenas das obras da BR-116/RS, cujo empreendedor é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O kit de artesanato é resultado das atividades de compensação ambiental devido aos impactos causados pela duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul às comunidades indígenas Mbyá-Guarani, que terão seus atuais pontos de venda suprimidos do acostamento da rodovia. A medida segue diversos dispositivos legais, como leis ambientais e indigenistas, além de tratados internacionais que garantem diversos direitos indígenas, sendo seguidos e respeitados pelo DNIT e a FAPEU.

Os materiais serão entregues às escolas de Ensino Fundamental e Infantil no início do ano letivo, auxiliando os professores no trabalho pedagógico como forma de valorizar e divulgar o trabalho desse povo, democratizando a arte e incentivando a diversidade cultural. “Conforme  o Referencial Curricular de Sapiranga, precisamos trabalhar a diversidade dos povos  e culturas e suas formas de organização, conhecer o que cada grupo produz e constrói, a fim de evitar uma visão homogênea da sociedade”, frisa a secretária Cláudia Kichler.

Fonte: Departamento de Comunicação