Educação financeira em destaque na rede de Campo Bom

Campo Bom – A escola como agente formador de cidadãos é realidade em Campo Bom. Desde 2021, o projeto ‘Educação fiscal e financeira como prática cidadã’ tem auxiliado nesse direcionamento.
Através de professores disseminadores em cada escola, a educação financeira é trabalhada de forma multidisciplinar, não somente nas aulas de matemática. De 1º ao 9º ano, os alunos da rede municipal de educação aprendem a observar o dia a dia da família; buscar na sua história os hábitos; entender que o valor do alimento pode estar ligado à sua origem geográfica; encontrar na literatura as referências financeiras, e até o comparativo de câmbio nas aulas de língua estrangeira. Em todas as aulas, dos anos iniciais aos finais, os alunos podem aprender um pouco mais e essa prática já começa a dar resultados.

Pela primeira vez, a SMEC de Campo Bom fez inscrições para participação da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Na 4º edição, a competição organizada pela Universidade Federal da Paraíba, recebeu 50 mil inscritos na 1º fase e destes, 9 mil passaram para a próxima etapa, entre eles 240 alunos campo-bonenses.
A primeira fase foi on-line e agora a prova é aplicada nas escolas e, aos que avançarem, serão ainda mais duas aplicações de testes, nas 3º e 4º fases. São 10 questões de múltipla escolha com 1h30 para resolução e 19 escolas com representação, de 2º a 9º ano. Só na EMEF Santos Dumont, 56 alunos realizaram a prova aplicada na quarta- feira (21).
A OBEF é um incentivo para os estudantes se interessarem cada vez mais pela educação financeira e fiscal. Mas além da competição, o aprendizado e desenvolvimento das novas gerações já é uma conquista.

Resultado importante no Ideb
Na última semana foi divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2021. O indicador atesta, mais uma vez, que Campo Bom tem uma das melhores educações públicas do Estado.
Com a nota 7,0, o Município ostenta o maior índice da região e o 10º do RS no que diz respeito à educação pública municipal nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais, a nota 5,9 coloca a educação campo-bonense em 23º entre os 497 municípios gaúchos. Quando somados aos índices da educação pública estadual no município, Campo Bom ocupa a 20ª colocação nos anos iniciais e a 34ª nos finais.

Educação é desenvolvimento
“A Educação Financeira é levada muito a sério na minha gestão. Temos preparado nossos professores nessa área, pois trabalhar com esse tema propicia o desenvolvimento de reflexões, senso crítico e ações diante do planejamento de vida. E o resultado desse esforço pode ser visto na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, onde tivemos mais de 700 alunos inscritos na primeira fase e 240 continuam na disputa. Não é à toa que Campo Bom continua sendo destaque no Ideb, como mostra o último levantamento, onde aparecemos como o município de maior índice da região e o 1º no Estado. Isso é fruto de muito investimento da Administração Municipal e trabalho e dedicação dos profissionais da Secretaria de Educação e Cultura”, destaca o prefeito Luciano Orsi.


Simone Schneider, secretária de Educação.
“Esse é um trabalho que já vem acontecendo. Investimos na formação de professores, em parceria com o Sebrae. Acreditamos, sim, que é um planejamento de vida para os nossos jovens, tanto a curto, quanto a longo prazo. Nos surpreendemos com o resultado na Olimpíada e estamos confiantes para as próximas fases, eles estão dando tudo de si”.


Flávio Gabriel Dapper de Morais, aluno do 6º ano. “Matemática é a minha matéria preferida, e eu gosto da educação financeira porque ela está nas outras aulas. Nós aprendemos várias coisas: sobre os dígitos da gasolina, e também porque é importante o CPF na nota. Eu nem pensava que quando a gente pede a notinha no mercado, tem a ver com os impostos e também que dá para ajudar instituições”.

Silvana Sebastiany Hanauer, professora do 3º ano. “Eles são incentivados a se interessar, pedimos que observem os pais nas compras de casa, no mercado, que perguntem. No lanche, por exemplo, quando trazem um bolo, por que os ingredientes têm um valor e o bolo pronto tem outro? essas coisas. Relação custo-benefício, de maneira mais leve é claro, mas desde pequenos eles vão se familiarizando”.