Educação é um dos serviços públicos mais afetados com a greve

Paralisação | Professores e servidores aderiram à greve unificada de três dias convocada pelos sindicatos de servidores

Região – Os servidores públicos estaduais continuam demonstrando a sua força de mobilização. E os principais reflexos da greve unificada de três dias (19, 20 e 21) é a adesão total ou parcial dos professores em dez das 16 escolas estaduais da região. O número é superior ao registrado há duas semanas, logo após a confirmação do parcelamento dos salários do funcionalismo.

Conforme o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato), a paralisação é uma resposta aos frequentes ataques do governo Sartori e seus aliados contra os direitos dos servidores do funcionalismo público estadual, que sequer respeita o pagamento dos salários em dia e na sua integralidade.

Por outro lado, a orientação do Sindicato dos Escrivães, inspetores e investigadores de Polícia (UGEIRM) é de que os policiais civis mantenham as viaturas paradas nas delegacias e órgãos a que pertencem. O Sindicato reforça que não haverá cumprimento de mandados de busca e apreensão, mandados de prisão, operações policiais, serviço cartorário, entrega de intimações, oitivas, remessa de inquéritos policiais ao poder Judiciário e demais procedimentos de polícia judiciária. Os plantões das delegacias de polícia atenderão os flagrantes e casos de maior gravidade tais como: homicídio, estupro, ocorrências envolvendo crianças e adolescentes e lei Maria da Penha, além daquelas ocorrências urgentes.

Situação da escolas na região

Araricá
Escola de Ensino Médio
12 funcionários dos 20 paralisaram
José de Oliveira Neto
Não aderiu

Nova Hartz
Elvira Jost
24 funcionários aderiram
Germano Hessler
25 servidores aderiram

Sapiranga
Instituto Sapiranga
Aderiu parcialmente Genuíno Sampaio
30 servidores aderiram
Almeida Júnior
Apenas um professor aderiu
Mathilde Zatar
Um professor aderiu Pedro Lenz
Não aderiu Willy Konrath
Não aderiu
CIEP
Três servidores aderiram

Campo Bom
Fernando Ferrari
Três professores aderiram
La Salle
Dez professores aderiram
João Blos
Não aderiu
Idelfonso Pinto
Dois professores aderiram
31 de Janeiro
40 professores aderiram