Economia com o banho é realidade em Nova Hartz

As famílias de baixa renda do município não precisarão mais se preocupar com o gasto de energia elétrica com banhos. Cerca de 450 famílias estão recebendo gratuitamente chuveiros econômicos novos e instalados pelo Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE).
Durante o inverno, a utilização de água quente para o banho é inevitável, o que faz subir ainda mais a conta de energia. Além da alta qualidade no aquecimento da água, o novo chuveiro poderá diminuir a conta de energia elétrica em até 50%, já que estima-se que possuem um sistema de funcionamento simples, com o reaproveitamento de energia térmica.
Até então, já foram instalados 149 chuveiros, de um total de aproximadamente 450. Através de uma instalação simples, sem quebrar a parede ou causar nenhum dano, a colocação do chuveiro é realizada em média de 20 minutos e deve se estender no município nos próximos 15 dias.
Na segunda-feira (7) o prefeito Arlem Tasso visitou a casa do beneficiado Álvaro Barreto para conferir a instalação. “Quando os beneficiados receberem a conta de energia, eles perceberão a queda do gasto”, comentou o prefeito. A ação conta com um investimento de mais de R$ 400 mil reais da RGE.
Parceria prefeitura
A colocação do programa somente foi possível depois da regularização da dívida do município junto à empresa concessionária de energia. “Negociamos a dívida que o município tinha com a RGE, o que permitiu iniciar parcerias entre o município e programas da empresa”, explica o prefeito Arlem Tasso.