Ecoférias de Araricá diverte a garotada durante o verão

Vontade própria | Os próprios alunos demonstram preferência pelas atividades esportivas e ambientais 

Araricá – Em sua 6ª edição, o projeto Ecoférias acontece até a última semana deste mês. A programação de atividades é voltada para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do município e é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Araricá. 
Em 2015, o Ecoférias conta com três professores oficineiros, cada um com uma especialidade: educação ambiental, artística e física. 
A área artística vem com uma novidade para esta edição, que são as aulas de dança, na qual os alunos se expressam através do hip hop. Para a secretária da Educação, Cátia Helena da Silva, o Ecoférias é um projeto importante. “Ele visa oportunizar aos alunos uma opção educativa nesse período de férias”, comenta. Cátia também enfatiza que, assim, os alunos não passam o verão em casa, e entram em contato com a natureza e outras crianças. 
O professor de Educação Física, Antoni Luiz Schaefer, participa do projeto desde sua primeira edição, sendo o responsável pelas atividades esportivas do Ecoférias. “A proposta dos esportes, para esse ano, é ter contato com modalidades com raquetes”, comenta. Os esportes que o professor escolheu abordar desta vez são o badminton e o mini-tênis.
 
Também presente neste ano está o slackline, esporte que muitos alunos que já participaram das edições anteriores já dominam. 
Foco no meio ambiente 
As aulas de educação ambiental ficam por conta da professora Keli Bernardes, que participa pela primeira vez do Ecoférias. “O foco do projeto é conscientização ambiental, fazer as crianças entenderem e respeitarem o meio ambiente”, Keli enfatiza. Entre as atividades desenvolvidas pela professora, estão as saídas de campo e as trilhas nas quais ela leva os alunos.  Para ela, entre os principais benefícios das atividades ambientais está a tarefa de fazer os alunos começarem a entender de quais plantas ou animais devem se manter afastados, e quais são inofensivos a eles.