E se o Morro Ferrabraz contasse com um teleférico?

Por Cássios Schaab

 

O potencial turístico do Morro Ferrabraz também permite a expansão de novas opções de lazer para o público que visita o local, ao mesmo tempo que pode fomentar ainda mais a convergência com outros setores da cidade que se beneficiariam do aumento de circulação de turistas.

Outras cidades, que também exploram seus atrativos turísticos de forma significativa, já oferecem novas alternativas. É o caso de Canela. Na cidade serrana está situada a Cascata do Caracol e nos Bondinhos Aéreos Parques da Serra uma forma diferente de conhecer as belezas no entorno da cascata é oferecida aos turistas desde dezembro de 2013. Janice de Castilhos, supervisora financeira da empresa, explica que o local recebe mais de 50 mil pessoas todos os meses para aproveitar os bondinhos que circulam em três estações diferentes. “A gente consegue oferecer três níveis diferentes de visualizar a cascata através das estações, o que não seria possível dos outros pontos do parque”, enfatiza Janice.

A instalação de um teleférico junto ao Morro Ferrabraz não está no horizonte da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, mas a ideia não é totalmente descartada pela secretária Roberta Rothen.

“A gente pode sonhar, mas tudo precisa ser planejado”

“Seria uma ideia que poderíamos analisar. Temos a questão do voo livre, já que o bondinho facilitaria a prática do esporte, sem contar nos turistas que também circulariam pelo local para aproveitar”, destaca. “A gente pode sonhar com o teleférico, mas tudo precisa ser muito bem planejado”, completa.

Assim como ocorre em Canela, onde o local está instalado em uma área de 59 hectares, sendo que os bondinhos percorrem apenas três hectares deste total e o restante engloba uma área de preservação permanente que não pode ser explorada e é vistoriada constantemente pelas autoridades ambientais, Uma possível instalação do teleférico precisaria respeitar essas particularidades, como forma de preservar os aspectos naturais do Morro Ferrabraz.

Teleférico: fomento e turismo da cidade

O incremento nas ações de turismo que a possível instalação de um teleférico junto ao Morro Ferrabraz  poderia projetar para Sapiranga é avaliada de forma positiva pela empresa que opera o parque instalado em Canela. “Percebemos ao longo do tempo que aqui esse fomento foi muito positivo. Tanto para a cidade quanto para o público que aproveitar a atração, o benefício pode ser muito grande”, explica Janice. “Além do fomento do turismo, é preciso considerar o acréscimo que uma atração como o teleférico potencializa na geração de empregos, na circulação de pessoas e no desenvolvimento da cidade”, finaliza. A turismóloga da Prefeitura de Sapiranga, Letícia Schumacher, também projeta um crescimento das ações turísticas em uma possível instalação de teleférico junto ao Morro Ferrabraz. “Além de facilitar a prática dos esportes no morro que já comentamos, tem a questão dos turistas que vem de carona. Atrações com altura e belezas naturais sempre chamam a atenção das pessoas e acabam atraindo os turistas”, pontua. “Se tivermos uma estrutura bem planejada, poderemos ter êxito em muitas situações que forem pensadas para o turismo de Sapiranga”, finaliza Roberta.