É Fake: Estado não recebe recurso por óbito de Covid-19

Post que circula em redes sociais e causa revolta é falso Foto: Facebook

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – Assim que teve início a pandemia, surgiram, também, as “fake news” (notícias falsas) a respeito do número de óbitos causados pela doença. Entre as mais populares, está uma que diz que “para cada óbito no hospital pela Covid-19, o Estado recebe algum valor entre 12 e 16 mil reais (as versões variam). Entenderam por que os números só crescem?”. Esta publicação circula pelo Facebook sem nenhuma fonte, revoltando quem lê e fazendo com que muitos desacreditem da gravidade da pandemia.

Em uma busca incansável para combater este tipo de notícias falsas, o JR entrou em contato com a Secretaria de Saúde do RS. Confira:

“O Ministério da Saúde não repassa verba aos estados e municípios por registro de morte por Covid-19. A distribuição dos recursos para o combate à pandemia é feita proporcionalmente ao número de habitantes de cada Estado. A Secretaria da Saúde do Estado desconhece o assunto e explica que não há informações de que algum hospital receba verbas por óbitos pela Covid-19”.

Logo, nem o Estado, nem os municípios recebem tal verba por óbito de coronavírus.

Nem estado, nem município

As Prefeituras de Campo Bom e Sapiranga também detalharam que não existe tal recurso. Os hospitais também não recebem e não são responsáveis por pagar funerais. Quem quiser conferir os valores reais recebidos do Ministério de Saúde, pode acessá-los no portal “fundo nacional de saúde”.