É desde pequeno que se valoriza e aprende: Sapiranga fomenta plantio de rosas nas escolas

Crianças da Emei Bambolê, do bairro São Luiz, junto aos canteiros de rosas Fotos: Melissa Costa

Sapiranga – As rosas se transformaram no símbolo de Sapiranga por meio do título de “Cidade das Rosas” recebido em meados de 1960. Nesse sentido, com o objetivo de realizar um trabalho pedagógico acerca do assunto, a Secretaria Municipal de Educação realizou a compra de 495 mudas de rosas de diversas espécies que compõem os canteiros de nossa cidade. Este quantitativo já está sendo distribuído entre as escolas, sendo no total 15 unidades para cada instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal.

 

A ideia de enaltecer ainda mais essa característica da cidade entre os alunos e comunidade escolar veio da Prefeita Municipal, que solicitou o desenvolvimento de um trabalho pedagógico voltado à disseminação desse título, não só pensando no embelezamento das escolas por meio do plantio das mudas em seus canteiros, mas a fim de propagar entre os munícipes o quanto as rosas foram e são importantes para a constituição da identidade de Sapiranga e seus moradores. Gislaine Wasem, da Secretaria de Educação, conta que as mudas foram compradas da floricultura Recanto Verde e que as escolas estão dedicadas ao plantio e o tema da flor também tem se tornado conteúdo de ensino em sala de aula. “Por exemplo, o 4º e 5º anos, estão aprendendo sobre a história da flor-símbolo de Sapiranga”, disse ela.

Incentivo 

A secretária de Educação, Claudia Kichler, reforça o objetivo da Prefeitura e da própria secretária, que é de estimular as crianças, assim como enfatizar a elas a importância a história da flor-símbolo de Sapiranga. “E fomentar isso dentro da escola é uma das formas. Além de deixar os ambientes mais floridos, cultivamos esse diferencial no município. Quanto mais flores, também maior será a propagação da iniciativa”.

Cemean está em fase de testes e aprendizagem no cultivo da flor

Uma dos objetivos da Administração, também se tratando de fomento da rosa, é que o município consiga produzir as mudas. Em razão disso, no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) está acontecendo um período de testes, monitoramento e aprendizagem sobre a produção de mudas e cultivo das flores.
A diretora do centro, Fabiana Haubert, conta que a prefeita Carina Nath já esteve no local e conversou com a equipe sobre o desejo de ter um espaço para o cultivo das próprias rosas de Sapiranga. “Aceitamos a missão e estamos na fase de testes, que vão desde a forma de plantio, de fazer mudas, de podas, assim como de solos diferentes. Por exemplo, também estamos fazendo o plantio em estufa, fora da estufa, tudo para conhecermos mais sobre as formas de cultivar cada espécie”, conta Fabiana, que fica radiante quando as rosas conseguem florir. “É um trabalho de formiguinha, mas estamos empenhados em aprender, pois acreditamos no projeto; estamos focados em aprender cada vez”, completa a diretora.