Dupla vence desafio nas Missões e fatura troféus

Reconhecimento | Festincaça, em São Luiz Gonzaga, reuniu artistas

Araricá – Longe da disputa por premiações em dinheiro e do glamour da vitória que um festival de música nativista oferece, estão os eventos onde o intercâmbio entre os artistas e a valorização da música falam mais alto. E foi lá em São Luiz Gonzaga, distante 507 quilômetros de Araricá, que o compositor Roberto Ornes e o músico Alexandre de Oliveira conquistaram um prêmio: o de segunda melhor música do 6º Festincaça da Canção e o de 1º lugar na categoria intérprete.
Com a música Alegria do Piratini, escrita por Robertinho e com arranjos de Alexandre de Oliveira, a dupla ficou acampada às margens do Rio Piratini, de onde saiu a inspiração para melodia. Aliás, tornar mais próxima a natureza, a arte, a música e a ecologia é um dos propósitos do Festincaça. “Foi um festival de música nativista, onde a organização deu um tema (o tema escolhido foi a palavra alegria) no dia anterior e o desafio era compor uma música” relembra Alexandre.
Roberto Ornes, que venceu mais de 80 prêmios durante a sua carreira, disse que a parceria com Alexandre Oliveira é de longa data. “Ganhamos outro festival em São Francisco de Paula em 2014”, revela.
Detalhes
– O 6º Festincaça ocorreu no Clube Caça e Pesca Santo Humberto, em São Luiz Gonzaga. Junto com Alexandre e Robertinho, participaram ainda o gaiteiro de Sapiranga, Lucas Feiber, 19 anos, Eli Côrtes e Mauro Machado – músicos da região das Missões. Para incentivar os talentos musicais da região, a Prefeitura de Araricá destinou 300 reais para Alexandre e Robertinho custearem as despesas.
– Alexandre Oliveira possui dois CDs gravados e pretende gravar outro em 2016. “Hoje, a produção de um CD tem um custo elevado. São necessárias, em média 120 horas de estúdio. A gravação de um CD é fundamental para os artistas apresentarem seu talento em uma rádio ou junto a organização de um evento”, avalia Alexandre.
– Alexandre Oliveira disse que a participação no festival ajuda a divulgar o nome de Araricá e Sapiranga pelo restante do Estado.