Dos cepos vazios às multidões: Pastor Arnaldo Freitag assume o comando na Assembleia de Deus de Sapiranga

Sapiranga – Desde junho, o pastor Arnaldo Freitag é o novo pastor titular da Assembleia de Deus sede de Sapiranga. Nascido em seis de agosto de 1963, em uma cidade distante 368 quilômetros de Sapiranga, foi em Tenente Portela que o pastor Arnaldo Silvério Freitag começou a realizar seus primeiros cultos. “Lembro que eu e meu irmão pegávamos os cepos e eu fingia estar ministrando o sermão para eles, imaginando que teriam pessoas ali” – relembra o pastor em entrevista ao Jornal Repercussão. Ele conta ainda que iniciou seus cultos aos 12 anos. Hoje, 44 anos mais tarde, o pastor Arnaldo realiza cerimônias para centenas e milhares de congregados.

A vinda de Arnaldo para Sapiranga ocorreu na década de 70. Época de inúmeras vagas de emprego na indústria calçadista sapiranguense. Aos 14 anos ele desembarcou em Sapiranga e conseguiu seu primeiro emprego nos Calçados Ebane. Mesmo com o vínculo na empresa, o até então obreiro da Igreja começou a empreender e criou uma empresa de serviços terceirizados.

Mesmo com o crescimento de seu projeto individual, Freitag foi convidado para ser o Pastor responsável pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Nova Hartz, em 2009, sendo o primeiro Presidente da Igreja da cidade. Até então, a igreja reportava-se à Igreja de Sapiranga. Com a “emancipação”, Pastor Arnaldo tomou posse na Presidência de Nova Hartz.

Em junho deste ano, pastor Arnaldo substituiu o pastor Adelino de Oliveira Pinto na sede da Assembleia em Sapiranga.

Assembleia de Deus no estado

Poucos sabem, mas a Igreja Assembleia de Deus é uma das Igrejas com o maior número de fiéis no país. Além disso, conta com uma organização nacional e estadual para orientações das Igrejas regionais e distritais. No Brasil, a Convenção da Assembleia de Deus no Brasil (CADB) é a responsável, enquanto no Rio Grande do Sul, é a Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembléia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS), grupo ao qual as Igrejas do estado reportam-se.

A importância de um Pastor para a congregação

Durante a entrevista, o Pastor relembrou toda a sua vida missionária. Durante as histórias, o pastor Arnaldo deixava claro que “a verdadeira Igreja, é Jesus”, e citava a atuação de falsos profetas e mercenários: “Nós sabemos, está na Bíblia, que muitos se autodenominam pastores, quando, na verdade, são apenas mercenários, que usam da fé para ganhar dinheiro. Deus é o dono do ouro e da prata. As ofertas e dízimos são para a manutenção do espaço da Igreja” – comenta o Pastor. Ainda sobre estes mercenários, o Pastor complementa: “Eles não sabem a verdadeira importância do Pastor. O Pastor, enquanto líder, deve mostrar o caminho de Jesus, da verdade, à congregação. É uma responsabilidade muito grande. Está na Bíblia, é um dever de quem conhece a Palavra de Deus, transmiti-la de maneira correta”.

O Pastor Arnaldo gentilmente recebeu a reportagem na sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Sapiranga, e explicou também a sua rotina: “para quem vê de fora, não entende a importância do nosso trabalho, ou o que fazemos. Durante o dia, nós preparamos nossos sermões, além de organizar nossos projetos sociais. Um deles, chamado de Infância Missionária, faz com que uma criança aqui da cidade ajude a custear uma refeição de uma criança na África. Isso enobrece o trabalho e faz as crianças terem mais empatia com as outras pessoas”.

Texto e foto: Leonardo Oberherr