Dois acidentes fatais por mês na RS–239

Região – A Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro) nos municípios terá como ponto principal trabalhar a formação dos futuros condutores. Pelo menos é desta forma que as prefeituras organizaram seus calendários para os próximos dias.
Abordagens e blitzes nas áreas centrais dos municípios ocorrerão com a proposta de instigar crianças e adolescentes – e os adultos – a ter uma outra visão sobre o trânsito: a de que a sociedade precisa se conscientizar que em grande parte, os acidentes são provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas, consumo de drogas e pelo comportamento agressivo ao volante.
Para o sargento Nilson Folkoski, do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, nos últimos anos vêm ocorrendo situações incomuns e terríveis no trânsito. O militar que trabalha no apoio às guarnições que prestam socorro à vítimas de acidentes de trânsito destaca que parece faltar consciência por parte dos motoristas em alguns casos. “A imprudência ainda prevalece. Trabalho há 22 anos e acredito que tudo passa pela questão da educação”, pontua.
Ele destaca que trabalhos sociais entre o Poder Público, Brigada Militar e sociedade civil poderiam amenizar a situação crítica de violência no trânsito que o país vive.
Detran/RS promove blitze do Balada Segura
A programação do Detran/RS na Semana Nacional de Trânsito terá blitzes educativas, inclusive, junto ao posto do Comando da Polícia Rodoviária Estadual em Sapiranga. Não há um horário definido, mas a tendência é de que as ações ocorram em horários de pico, principalmente, nas noites de sábado (21) e domingo (22), momento da volta do feriado Farroupilha. 
Neste ano, a discussão da Semana Nacional do Trânsito está alinhada com a bandeira da Balada Segura: Álcool, Outras Drogas e Segurança no Trânsito – Efeitos, Responsabilidades e Escolhas. O tema é especialmente importante para o Rio Grande do Sul que, desde o início da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, vem reforçando a fiscalização da alcoolemia.