Doença renal crônica necessita de atenção

Orientação | A hidratação também é importante para a saúde animal

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

O mês de março é reconhecido internacionalmente como o mês de prevenção da doença renal em humanos, e nós estamos acompanhando o março amarelo. Mas pouca gente ouviu falar que a doença renal crônica (DRC) acomete cães e gatos, principalmente os idosos, podendo afetar ate 60% dos gatos.

Os rins têm varias funções, entre elas a manutenção da hidratação corporal, produção hormonal, regula alguns minerais e a pressão arterial, além de eliminar toxinas pela urina. A DRC é uma doença com evolução lenta, silenciosa e progressiva, e que por fim compromete a função desempenhada pelos rins.

Na maioria dos casos, a causa da insuficiência renal não pode ser determinada, mas pode ter origem na má formação e alterações de nascença, contato com toxinas nefrotóxicas, inflamações, infecções, tumores e períodos longos com baixa perfusão sanguínea periférica.

Após perder 75% dos néfrons é que podem aparecer os sinais clínicos da DRC, que podem ser pouco específicos. Perda de apetite, aumento no consumo de água, aumento do volume urinário, vômitos, diarreia ou constipação, letargia, pelame sujo e opaco, hálito ruim e perda de peso são alguns sinais comuns na DRC. Muitas vezes são sinais sutis, portanto é preciso estar sempre atento ao comportamento dos gatos.

O acesso a água é extremamente importante para os gatos, pois a redução no consumo de água faz com que os rins tenham que realizar uma concentração elevada da urina, reabsorvendo água para manter a hidratação, então algumas medidas são importantes para que eles tenham um consumo hídrico adequado.

Crédito da foto: Divulgação

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664