Doação de sangue salva vidas; Morador de Sapiranga conta sua expêriencia

Foto: Marina Staudt / Departamento de Comunicação

O bem que você faz hoje pode voltar em dobro para você amanhã. Esse lema faz parte da história do Arli Lopes da Silva, de 71 anos, aposentado, morador de Sapiranga.

 

Há alguns anos, Arli reuniu um grupo de amigos para realizar doação de sangue para o irmão, mas em fevereiro de 2020, foi ele que precisou realizar uma cirurgia no coração e, por isso, o hospital solicitou 18 doadores de sangue. “Eu pensei pra mim, um dia eu posso precisar. E não deu outra, um dia eu precisei… mas também fui retribuído por aquela boa vontade que eu fiz para o meu irmão”, comentou.

A esposa de Arli, Carmen Regina da Silva, 54, aposentada, ficou apreensiva na época, pensando em como conseguiria tantos doadores tão rápido, mas foi aí que a corrente do bem entrou em ação. A divulgação expressiva da necessidade de doadores, fez com que em menos de 24 horas, Carmen conseguisse todas as pessoas necessárias para doarem. “Me mandaram fotos deles doando e foi muito lindo, eu tenho guardado até hoje e vou guardar para sempre”, finaliza Carmen.

Histórias podem se cruzar através da doação de sangue. Histórias repletas de esperança, que inspiram a fazer o bem. A doação é um ato de empatia, onde o doador dedica-se a alguém que sequer conhece, mas que um dia pode ser alguém da sua família precisando de doação. “Cada um pode pensar um pouco, que dentro de suas famílias alguém pode precisar. Seria bom elas doarem, porque não custa nada. Tem pessoas que precisam!”, finaliza Arli.

Como doar

Todos os meses a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Saúde fornece o deslocamento gratuito aos moradores que desejam doar sangue no Hemocentro, em Porto Alegre. A próxima data de doação está marcada para 28 de junho, terça-feira, com saída da Central de Transportes às 7 horas. Para inscrever-se, os interessados devem acessar este link(colocar link aqui) e aguardar o contato dos servidores da Secretaria de Saúde, confirmando a participação.

Além da ação promovida pela Prefeitura, existe a Caravana Salvando Vidas, que também realiza transporte gratuito para doação de sangue no Hemocentro, em Porto Alegre. O projeto iniciou em 2017 pelo grupo e as ações acontecem uma vez por mês ou em casos de necessidades. A próxima data de doação está marcada para 15 de junho, quarta-feira, com saída em frente ao Hospital Sapiranga, às 7h. Para inscrever-se, os interessados devem entrar em contato através do telefone (51) 99976-5701.

Saiba mais

Arli comenta que as pessoas podem doar sangue sem receios. “Não sei porque as pessoas tem medo de doar sangue, é tão seguro e fácil”.  É importante ressaltar que a doação não causa nenhum malefício para quem doa, pelo contrário, auxilia na saúde através da renovação do sangue.

Cada doação pode ajudar até quatro pessoas. O sangue é insubstituível, portanto, não existe nenhum tratamento artificial para reposição. “A importância que tu vê nessa hora e também em como ainda existe gente boa, que ajuda de coração. Eles não salvaram só a vida do Arli, salvaram outras tantas vidas”, destaca Carmen.

Doar sangue regularmente é um ato de amor e solidariedade. Todo o sangue doado é utilizado no tratamento de pessoas com doenças que necessitam de transfusão, pessoas com câncer ou que precisam realizar cirurgias de grande porte, além de transplantes e situações de urgências e emergências.

Por Prefeitura de Sapiranga