Distrito Industrial de Campo Bom está com edital aberto para doação de lotes

Campo Bom Um planejamento complexo e audacioso, que iniciou ainda em 2017, já é uma realidade em Campo Bom. O Distrito Industrial será mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento do município através da instalação de empresas e a geração de emprego e renda.

A área de 35.795,66 m² é composta por 10 lotes, dois de 7.500 m² e mais 8 lotes de 2.500 m², está localizada às margens da RS-239 e já conta com toda a infraestrutura finalizada.
No final de junho o edital para doação dos lotes foi publicado. A licitação ocorre na modalidade Concorrência Pública e a doação é com encargos, que são critérios que cada empresa precisa seguir. “Cada quesito vai gerar uma pontuação. As empresas mais bem pontuadas terão direito a escolher o lote, essas pontuações, essas tabelas, vão se tornar encargos para as empresas, então elas vão ter que cumprir com aquelas proposições que elas colocaram nesses quadros”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz.
São critérios de avaliação, a projeção de receita ao Município; número de empregos criados; de área construída; valor investido na obra; investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e investimento em energias renováveis. As empresas interessadas têm até às 13h30 do dia 27 de julho para entregar projetos.

Prazo para que as empresas se candidatem à doação é 27 de julho
Um dos projetos mais emblemáticos desta gestão, o Distrito Industrial é também um planejamento a longo prazo, pois serão muitos anos de desenvolvimento para a cidade. “É uma virada de chave na economia de Campo Bom. Começamos a fazer história com o Distrito Industrial lá em 2017 e agora recebemos os projetos do que se tornará o futuro da nossa cidade. Um novo espaço, com novas empresas, mais vagas e o pleno fomento da sustentabilidade econômica, que é no que acreditamos; prospectar, trazer e manter”, afirma o prefeito Luciano Orsi.

Nome da área homenageia ex-prefeito
As empresas interessadas podem vir de fora da cidade ou mesmo já ter uma sede em Campo Bom. “Não há benefício diferente para empresa de fora da cidade, a única coisa é se encaixar nos encargos e apresentar a proposta corretamente”, salienta Scholz. Um dos critérios para doação dos lotes é a permanência da empresa na cidade por, no mínimo, 10 anos. O secretário de Desenvolvimento Econômico explica que o cumprimento dos critérios será fiscalizado. “Algumas cláusulas são com multa, a própria rescisão do contrato são cláusulas resolutivas. Então ali (no edital) está tudo bem explicado de como vai funcionar, de como vai ser toda a operação”, e complementa: “Estamos à disposição aqui na Sedetur para esclarecer dúvidas, o importante é estar atento ao prazo de 27 de julho”, destaca.
O local dos 10 lotes que receberão as empresas se chamará oficialmente ‘Parque empresarial prefeito Evaldo Dreger’, homenageando 2º prefeito de Campo Bom, – que atuou entre os anos de 1964 e 1968, e primeiro vice-prefeito, com mandato de 1959 a 1963,- que faleceu aos 96 anos em agosto de 2020.

Diversificar segmentos é saúde econômica
Um dos objetivos da criação do distrito industrial de Campo Bom é a possibilidade de diversificação da economia. “A procura está bem variada, não tem um segmento específico, vai desde indústria de tecnologia à indústria de móveis, não um segmento majoritário e a ideia do complexo era essa, variar e diversificar para não ficar só num tipo de economia, porque as vezes o mercado em um segmento não está bem, mas tem os outros que acabam segurando, traz uma saúde econômica para o município”, comenta Henrique Scholz.
Conforme o edital, a empresa que for selecionada tem 18 meses para se instalar a contar da assinatura do contrato. “Muitos que nos procuraram já disseram que pretendem começar muito antes, e isso é bom, pois o prazo curto é justamente para que o complexo tenha atividade o quanto antes”, salienta o secretário. A expectativa é para que as primeiras obras comecem nos próximos meses e em 2023 já estejam em funcionamento. Em caso de dúvidas, perguntas devem ser encaminhadas pelo WhatsApp (51) 99806-6188.Acesse o edital completo através do link: https://arquivos.campobom.rs.gov.br/index.php/s/GAw39BXpPjfoMK4#pdfviewer