Diretoras se preparam para voltar a receber alunos em 2021 em Campo Bom

Diretoras receberam a visita do prefeito em exercício Foto: Divulgação

Campo Bom – Mais de 50 diretoras de escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom estão participando de uma ação, cuja finalidade é construir o Guia de Acolhimento da rede, objetivando oferecer a alunos e professores experiências gratificantes de retomada às atividades presencias nas escolas neste e no próximo ano letivo.

 

Os encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e que iniciaram de forma remota, atualmente, ocorrem de forma presencial envolvendo pequenos grupos de diretoras em virtude do distanciamento controlado. No Centro Municipal de Educação Ambiental (Cemea), as profissionais trocam experiências, dividem conhecimento e somam o aprendizado, que, na última terça-feira, dia 3, foram compartilhados com o prefeito em exercício Fernando Trott, que visitou o grupo. “Fico feliz de ver o engajamento das equipes, se integrando para dar uma boa recepção aos alunos. É importante haver esse preparo porque os educadores são referência para as nossas crianças”, disse o prefeito em exercício.

 

Momento de humanização e reflexão

Na dinâmica do dia, as diretoras foram instigadas a circular pelo espaço Cemea e reunir itens que resgatassem memórias afetivas de suas próprias vivências de infância. Flores, chás, pedrinhas e conchas foram guardadas em envelopes nomeados como ‘Meus Talismãs’. “Acreditamos que por meio do cuidado, da escuta sensível e acolhedora, o gestor passa a se sentir mais fortalecido emocionalmente para acolher a sua equipe, alunos e familiares. Durante as rodas de conversa e partilha, são debatidas experiências reais, proporcionando um momento pessoal, de humanização e reflexão”, explica a secretária de Educação e Cultura em exercício, Márcia Tornin. “Queremos que as escolas instiguem o ‘ser criança’, pois pensamos que aquele que foi uma criança feliz, tem um potencial ainda maior de ser um futuro adulto feliz”, justifica Márcia.

Ao todo, foram realizados sete encontros presenciais com duração de duas horas cada. O oitavo e último será nesta quinta, dia 5.