Diminui número de pessoas que dependem do Bolsa Família

Cidadania | Controle e fiscalização estão entre as razões para queda

Região – A atualização cadastral de beneficiários, visitas in loco às moradias dos contemplados, a expansão do emprego e o controle das prefeituras sobre o Programa Bolsa Família (PBF), contribuem para a redução do número de dependentes do Programa. Levantamento feito durante as últimas semanas pelo Jornal Repercussão com a ajuda das assessorias de comunicação das prefeituras consultadas, revela uma queda de 22% no número de beneficiados pelo Bolsa Família, entre 2013 e 2015. Dos 5.720 contemplados pelo PBF em 2013, houve uma redução de 1.313 pessoas em 2015, caindo para 4.407 pessoas beneficiadas.
Conforme as prefeituras, outro fator que pode ter contribuído para a redução do número de beneficiados pelo Programa Bolsa Família é o período de permanência no PBF, que é de dez anos. Atualizações de cadastro também ocorrem de dois em dois anos.
A situação do Bolsa Família nos municípios
Araricá
A redução de famílias dependentes do programa Bolsa Família também se reflete no município. Conforme a Secretaria de Ação Social, em 2013, 417 famílias recebiam o benefício. Em 2014 o percentual caiu para 354 famílias e até o mês de fevereiro deste ano, 353 famílias recebiam Bolsa Família. Entre os motivos que contribuíram para a redução de beneficiários em Araricá está o aumento da fiscalização tanto no âmbito municipal quanto federal e, principalmente, por alguns benefícios terem alcançado seu tempo máximo de permanência no programa que é de 10 anos.
Campo Bom
Em 2013, o município contava com 1.411 famílias cadastradas e recebendo o Bolsa Família. Conforme a Prefeitura, a diminuição do número de beneficiários se dá além da fiscalização, que compreende atualização cadastral e visita in loco das famílias. Mas também pela entrevista com os candidatos ao benefício, que ocorre no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), no setor do Cadastro Único. Também é destacado o trabalho realizado com essas famílias para que entrem no mercado de trabalho, busquem aperfeiçoamento profissional, para que possam deixar de ganhar o benefício.
Nova Hartz
A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Forster, explica que o cadastro único em Nova Hartz possui 2.338 famílias (dados de dezembro de 2014). O PBF beneficiou, no mês de fevereiro de 2015, 593 famílias, representando uma cobertura de 108,8 % da estimativa de famílias pobres no município. As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 160,33 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 95.077,00 no mês. “Outro fator que influenciou na diminuição do número de beneficiários é que o Programa prevê uma série de acompanhamentos para que a família possa sair da vulnerabilidade social e ter mais autonomia. Por isso existem os programas complementares que tem como público prioritário os beneficiários do PBF, sendo eles o Pronatec, Minha Casa Minha Vida, programas de geração de trabalho e renda, alfabetização de adultos, etc…”, ressaltou a secretária, Aline Forster.
Sapiranga
O cadastro do Programa Bolsa Família aponta que 2.425 pessoas recebem o benefício. A coordenadora do programa, Izabel Sperb, explica o que tem mudado nos últimos anos na gestão do PBF. “A prefeita Corinha Molling prima pela seriedade porque também é cobrada pela população. Por isso, estamos fiscalizando quem recebe esse benefício”, explica. Entre as razões para a queda de 3.249 beneficiados para 2.425 estão as irregularidades. “Muitas famílias, infelizmente, irregulares, que não se encaixavam em requisitos básicos do programa”, complementa Izabel.