Diagnosticando os distúrbios da comunicação na infância

Fique de olho | Ter o diagnóstico cedo favorece os tratamentos

Por Cleone Blos R. Fabris, fonoaudióloga

Os distúrbios da comunicação na infância ocorrem devido às alterações ou atrasos na área da linguagem oral que afetam de alguma maneira a capacidade da criança se comunicar. Na maior parte dos casos, o diagnóstico feito o mais cedo possível favorece tratamentos menos demorados. Principalmente no caso de crianças, a solução precoce de um problema possibilita a prevenção de muitos outros. Um exemplo é a frequência com que as trocas de fala são transferidas para a escrita. Outro fator importante é o fator emocional. Crianças que não são compreendidas poderão desenvolver quadros como: rejeição à escola, timidez, agressividade, autoestima rebaixada etc.

As patologias mais frequentes que levam a distúrbios da comunicação são:

Alterações do Sistema sensório Motor Oral
São alterações da força, movimentação e/ou postura dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, dentes, arcada dentária, musculatura da face, palato). A deglutição, sucção, mastigação e a articulação de alguns fonemas ficam comprometidas.

Distúrbios Articulatórios e Atrasos na fala
A fala da criança se encontra com alterações como omissões, trocas, inversões e distorções de sons. O atraso no desenvolvimento ocorre quando a criança não desenvolve sua fala no ritmo das crianças próximas à sua idade. Os fatores causais são variados, desde alterações neurológicas, auditivas, como emocionais e ambientais.

Lembrete

A estimulação da fala deve começar desde bebê, de maneira clara, com articulação correta dos sons e em volume de voz adequado. Não deve se corrigir diretamente as crianças, mas sim, oferecer o modelo correto da palavra. (O que a criança diz deve ser sempre mais importante do que como ela diz).

Gagueira

É uma alteração do ritmo da fala com repetições e hesitações, com alteração da fluência e gerando tensão corporal. Existe uma disfluência normal da fala que pode aparecer no início do desenvolvimento, por volta dos 3 anos de idade.

Problemas de Voz

Os problemas vocais em crianças, na maior parte das vezes, são resultado de abuso vocal, que pode ser desencadeado por diversos fatores como: doenças respiratórias, competição para falar em ambientes ruidosos, distúrbios emocionais.
Se observar alguma alteração na comunicação da criança, é necessário a avaliação de um profissional competente, otorrinolaringologista e fonoaudiólogo.

Crédito da foto: Divulgação