Dia Nacional do Estudante reforça a importância de um ensino de qualidade

Dia do Estudante-  Em 11 de agosto de 1827, o Imperador D. Pedro I autorizou a fundação das duas primeiras faculdades no Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo, as duas em atividade até hoje.

O movimento de trazer a estrutura acadêmica para o Brasil, ainda que na fase imperial, foi tão significativo para o desenvolvimento do país que na comemoração de 100 anos da medida, em 1927, já no governo de Washington Luís, foi instaurada a comemoração do Dia do Estudante, em 11 de agosto. A data é nacional, já que o Dia Internacional do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.
Os últimos dois anos foram desafiadores para estudantes de todos os níveis da educação. As restrições impostas pela pandemia mudaram os hábitos de estudos de de toda uma geração.
A classe estudantil, em todo o mundo, ganhou forças (e o próprio status de classe) principalmente em momentos de grandes decisões políticas ou mesmo se fazendo ouvir como potência social, no início do século XX. No entanto, o Dia do Estudante, hoje, serve principalmente para ressaltar a importância da educação e do acesso universal a ela, não permitindo que esse recurso fique restrito às classes mais altas, potencializando a força estudantil.

Primeira Infância na escola : Tindolelê Kids

A educação não está apenas nas disciplinas base ou em frequentar as aulas regulares. Ela está presente no lúdico e, principalmente na formação do cidadão desde a primeira infância.
A Educação Infantil é a primeira fase da vida como estudante e crucial para uma formação de qualidade.
Em Sapiranga, a escola Tindolelê Kids recebe atualmente 220 alunos, sejam eles conveniados ou particulares. O objetivo é oferecer um atendimento focado no aluno e também na família. Desde 2009 com a mesma direção, o educandário está sempre trabalhando para uma melhor estrutura física e também qualificando os profissionais que fazem parte da equipe. O lema da escola é “Ame e faça parte da minha evolução”.

 Formação completa: Escola Duque

Com mais de 170 anos de atividades, a Escola Duque é a mais antiga escola de Sapiranga e uma das que tem mais tempo em funcionamento no Rio Grande do Sul.
Com o ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cursos técnicos e EJA, a escola oferece uma estrutura completa para os seus alunos com capacitações que vão desde a formação intelectual ao desenvolvimento de cidadãos comprometidos e solidários.
Mesmo sendo privada, a instituição busca atuar junto à todas as comunidades e integrar eventos regionais, como feiras e mostras. Atividades como estas proporcionam uma troca de experiências enriquecedora para os alunos. Neste ano, por exemplo, o Ginásio Sérgio E. Michels vai abrigar a VII Femint, que expõe 80 trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas de Sapiranga.
Para a Escola Duque “a formação de um estudante precisa de incentivo e dedicação completa, sempre em busca de uma sociedade melhor e mais humana. Feliz Dia do Estudante”.