Dia Mundial da Alimentação é comemorado dia 16 de outubro

Sapiranga – O Dia Mundial da Alimentação, que foi criado com o objetivo de desenvolver uma reflexão sobre a situação atual da alimentação mundial, foi escolhido, em 1981, para ser celebrado em 16 de outubro, mesmo dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Com a intenção de fazer a população refletir a respeito de pessoas carentes, sua segurança alimentar e nutrição, e também focando nos problemas sociais associados a ela, como a fome, pobreza e desnutrição, anualmente, os temas escolhidos são usados como bases para atividades artísticas, esportivas e acadêmicas, como “A comida vem primeiro”, de 1981, “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”, de 2017 e “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”, de 2021.
A África se destaca sendo o continente com as maiores taxas de fome no mundo. A América do Sul ganha evidência na região da América Latina e Caribe, sendo o subcontinente com o maior número de pessoas sofrendo com casos de subnutrição. No Brasil, uma alimentação de qualidade é um direito de todos, sendo assegurada por lei, porém, mesmo estando previsto na legislação, muitas pessoas padecem sem ter o que comer. Porém, em alguns lugares do planeta a alimentação inadequada é o maior problema encontrado, fazendo com que graves problemas de saúdes sejam desencadeados, como a obesidade.
Uma boa alimentação é considerada um aspecto importante na vida das pessoas, uma vez que bons hábitos alimentares podem significar um corpo e uma mente saudáveis, além de prevenir e controlar diversas doenças. “Uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento do organismo. O dia 16 de outubro é um lembrete de que o mais importante é a qualidade de vida que uma boa alimentação pode proporcionar”, comenta Cleonice, proprietária da Casa Natural de Sapiranga.