Dia dos Namorados deve gerar aumento de 5% nas vendas

Dia dos Namorados – Data movimenta vendas de variados produtos no comércio da região, gerando boas expectativas
Região – O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, mas já mobiliza o comércio em nossa região. Produtos variados como vestuário, jóias, perfumes, chocolates e calçados, estampam as vitrines decoradas especialmente para a data.
No município de Sapiranga não é diferente. Segundo o proprietário de uma loja na região central da cidade, Flávio Barth, por seu comércio ter um perfil mais jovem, o Dia dos Namorados é a segunda data com maior rentabilidade. “Nós realizamos ações de marketing, como promoções de jantares e brindes, que incentivam a prática de presentear nessa época”. Ele finaliza afirmando que não há idade para troca de presentes: “Casados são eternos namorados”, ressaltando a importância de gestos de carinho.
O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Bom, Omar Hoffmeister, afirmou que o Dia dos Namorados movimenta as vendas, principalmente nos setores de confecções, acessórios, entre outros. “Como nas demais datas comemorativas, o dia dos namorados, aumenta significativamente as vendas principalmente dos ramos de confecção, calçados, acessórios, floriculturas e relojoarias.
Estimamos um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Estimulamos os associados a realizarem promoções especiais, que atraiam os casais”.
Para Fabio Sbardeloto, Presidente CDL de Nova Hartz, mesmo sem campanhas específicas, as expectativas para a data são boas. Estima-se que as vendas esse ano, serão maiores que em 2012. “A CDL Nova Hartz não tem nenhuma campanha de premiação de cupons como nos anos anteriores. Mesmo assim, as expectativas para as vendas do Dia dos Namorados são grandes. Temos certeza que as vendas desse ano serão maiores em relação ao ano passado.”
A cidade de Araricá não possui Câmara de Dirigentes Lojistas.
O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município de Sapiranga, Álvaro Pereira, fala sobre a expectativa do comércio para a data. “O Dia dos Namorados, assim como outras datas comemorativas, é aguardado pelos comerciantes para que possam movimentar os negócios. As vitrines, os vendedores e os estoques são preparados para bem atender ao consumidor, que não deixa passar a oportunidade de presentear. Por isso, esperamos um aumento no fluxo de vendas que pode variar de 5 a 8%.”
História do 12 de junho
*O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, é lembrado mundialmente. No Brasil, é comemorado no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
*O dia foi estabelecido em homenagem ao Bispo Valentim, que na Idade Média realizava casamentos contra a ordem do Imperador Cláudio II, que acreditava que solteiros eram melhores para a guerra.
*Quando descoberto, Valentim foi condenado à prisão. Os jovens passaram a lhe enviar cartões e flores.
Os namorados da Idade Média usavam a ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta dos amados.
*Considerado mártir pela igreja católica, a data da sua morte, 14 de fevereiro também marca a comemoração do Dia dos Namorados ou “The Valentine’s Day” em vários países.