Dia das Mães é a segunda data que mais agita o comércio

Região – Uma das datas que mais movimenta o comércio brasileiro, o Dia das Mães, está chegando. Presentes de todos os tipos são comprados para homenagear uma das pessoas mais importantes da vida de um ser humano.
Para atender a demanda, os comércios se preparam, realizando promoções e expondo produtos femininos que enchem os olhos do consumidor. Segundo pesquisa realizada pelo Jornal Repercussão, esta data é a segunda mais comercial do ano, perdendo somente para o Natal. 
Comércios de todos os segmentos, floriculturas, lojas de confecções, perfumaria, relojoarias, entre outras, já preparam vitrines e promoções, aguardando a demana do público que, geralmente, deixa para fazer as compras de última hora.
– Segundo o presidente da CDL Campo Bom, Omar Hoffmeister, no ano passado as vendas relacionadas ao dia das Mães superaram todas as expectativas . Para esse ano, espera-se o aumento de pelo menos 5%. Floriculturas, relojoarias, lojas de confecções e calçados  são os setores mais otimistas com a data.
– Já o presidente da CDL Nova Hartz, Fábio Sbardelotto, afirmou que as vendas tendem a subir nesta época. Os comércios fazem promoções, assim como todos os anos, para fomentar todos os segmentos.
– O presidente da CDL Sapiranga, Álvaro Pereiira, afirmou que a data promete aquecer as vendas na cidade. Espera-se um aumento de 8 a 10% em relação ao ano passado.  Como o preço e o atendimento são os principais motivadores das escolhas dos clientes, as lojas já estão se preparando para atender as expectativas dos consumidores.
* Em relação ao aumento das vendas para o Dia das Mães, a proprietária de uma loja ligada ao segmento de vestuário em Sapiranga, Elione Porcher, afirma que todos os anos as vendas crescem nesta data. “Esta é a segunda melhor data de vendas para nós. Temos muitas sugestões de presentes, produtos em destaques para todos os gostos”, afirmou ela.
Vários lojistas da região também já preparam suas vitrines, que sempre são o “cartão de visita” da loja para chamar os clientes. 
* Segundo o presidente do Sindilojas-NH, Gerson Müller, há uma grande prospecção nas vendas deste ano. “Nossa expectativa é enorme, pois estamos falando da segunda melhor data para o setor. Nos próximos dias vamos divulgar uma pesquisa e acredito que o setor esteja otimista com as vendas para o Dia das Mães”, destacou Müller.
A Associação Gaúcha de Sumerpermercaodos (AGAS) também afirmou que a data movimenta 5% a mais no comércio de carnes, em especial para churrascos.
* A Fecomércio-RS projeta um crescimento real de 4,5% a 5,5% nas vendas, comparado ao ano de 2012. O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, afirma que o cenário para o Dia das Mães pode ser considerado positivo. “É preciso destacar a conjuntura do mercado de trabalho, o principal determinante do desempenho das vendas. A taxa de desemprego baixa vem motivando um nível de confiança elevado por parte dos consumidores,se refletindo nas vendas”, disse De Marchi.