Desvio de R$ 10 milhões na FCDL/RS leva Polícia Civil a cumprir mandados em Três Coroas

Estado – A manhã de sexta-feira (29) amanheceu movimentada na cidade de Três Coroas com a presença da 17ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre, que deflagrou a operação Lojista, que aponta que membros da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) são suspeitos de inúmeros crimes envolvendo desvio de dinheiro, emissão de notas fiscais fraudadas, uso de dinheiro da entidade para despesas pessoais, compra de apoio para eleições na instituição e em serviços cobrados e não prestados.

Vitor Augusto Koch, presidente da FCDL-RS é o principal alvo da investigação. Junto com ele, a 17ª Delegacia de Polícia indiciou Carla Elisa Koch, esposa de Vitor. Pedro Ênio Scheneider, empresário e Leonardo Neira e Raquel Garcia Nick Fraga, funcionários do FCDL, todos investigados por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, organização criminosa e estelionato.

De acordo com a polícia, as suspeitas dos crimes foram sinalizadas pelo vice-presidente da instituição, Fernando Palaoro e com base em quebras de sigilo bancário, fiscal e de confissões de integrantes do esquema, as fraudes estariam acontecendo há 13 anos e o montante do desfalque chegaria a R$ 10 milhões.