Destinos nacionais para apreciar no outono

Belas paisagens | A Agência de Notícias do Turismo seleciona roteiros

O outono começou e com ele as temperaturas começam a baixar. É quando os dias e as noites têm a mesma duração, fenômeno chamado de equinócio. O Brasil não tem um outono tão definido quanto os países do hemisfério norte, mas ainda assim, na região Sul e Sudeste é possível sentir mais a diferença dessa estação, que dura de março a junho. É quando as chuvas param e as folhas das árvores começam a cair. A Agência de Notícias do Ministério do Turismo listou alguns destinos para você curtir essa estação:

1: Brasília: A capital do país ganha uma cor especial no outono, quando o céu fica bem azul em dias de muito sol e início da seca.

2: Pantanal: A boa época para ir é na vazante dos rios, que ocorre de maio a setembro, época em que aparecem os jacarés, as aves e as onças. A rodovia Transpantaneira é uma das atrações, a estrada que já é um passeio por si só, de onde se pode ver os animais em volta do carro.

3: Curitiba: A cidade com diversas áreas verdes tem como atrações a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemayer, com peças de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, e a Rua 24 horas. De Curitiba parte o trem em direção a Morretes, que passa por um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do país.

4: Pomerode: O município fica no Vale Europeu e faz parte de um roteiro de 300 km de cicloturismo, que passa também por Timbó e Apiúna. Em Pomerode, intitulada a cidade mais alemã do Brasil, é possível apreciar a arquitetura germânica na rota do Enxaimel, com mais de 100 casas construídas nesse estilo alemão feito com hastes em madeira. Há também o Museu Casa do Imigrante. A culinária local sofre influência dos alemães e tem muita cuca, marreco recheado e apfelstrudel (torta de maçã).

Crédito da foto: Embratur