Destino correto de resíduos da logística reversa tem aumentado de forma gradativa em Sapiranga

Lehnen Pneus respeita legislação e é criteriosa com o destino de pneus e óleos lubrificantes Foto: Melissa Costa

Sapiranga – Uma notícia positiva e ecologicamente correta. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem notado uma diminuição no descarte incorreto de resíduos determinados como logística reversa, que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem.

 

O secretário de Meio Ambiente, Ederson André Klein, explica que, de acordo com a Lei 12.305/2010, é de obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implementarem a logística reversa de agrotóxicos e suas embalagens, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, embalagens de óleo, lâmpadas e produtos eletrônicos. E a Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, por sua vez, faz o controle da logística reversa através do licenciamento ambiental das empresas potencialmente poluidoras, de acordo com a Resolução Consema 372/2018. “O procedimento correto é retornar esse tipo de resíduo para o fabricante fazer o reaproveitamento ou dar a destinação final ambientalmente adequada. Percebemos, também, que houve diminuição do descarte irregular desses resíduos no município, porém vale ressaltar a importância da educação ambiental. A secretaria desenvolve ações nesse sentido, principalmente na rede municipal de ensino”, disse ele.

Destino correto em empresa

A Lehnen Pneus está instalada em Sapiranga desde 1998 e tem sido referência no cuidado com licenças e descarte dos resíduos, como pneus e óleo lubrificante. Camila Aparecida Lehnen, da administração da empresa, conta que os pneus velhos são coletados semanalmente por uma empresa especializada de Novo Hamburgo e os óleos por outra empresa que faz o destino do material para Santa Catarina. Já as embalagens de óleo são coletadas pela própria fornecedora do produto.

Cuidado essencial

Camila Aparecida Lehnen, da Lehnen Pneus, reforça que a empresa segue todos os cuidados necessários para conseguir as licenças e também pensando no meio ambiente, evitando poluição e demais problemas relacionados ao descarte incorreto dos resíduos. “Em primeiro lugar, o foco é o meio ambiente, precisamos ter esse cuidado porque senão acaba indo para o solo. O pneu é um item que demora muito a se decompor, então precisa se ter esse cuidado. Um pneu largado no tempo acumula água, prolifera mosquito; uma coisa leva a outra, temos que ter esse cuidado por questão ambiental e para obter todas as licenças para poder exercer o trabalho”. Na empresa, por exemplo, foi destinado um espaço coberto e seco para guardar os pneus até a recolhida, assim como para armazenar o óleo queimado até sua coleta regular. “Tudo é feito para atuarmos da forma mais correta”, explica Camila.