Designer de Sapiranga é premiado no “Oscar do Sapato”, em Nova Iorque

A noite de terça-feira, 31/11, foi de premiação internacional para o designer gaúcho Gabriel Bolzan Vargas, de Sapiranga, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ele conquistou, com a Larroudé, o destaque na categoria Lançamento do Ano (Launch of the Year) no 35º Footwear News Achievement Awards, considerado um dos maiores prêmios da indústria de calçados. No FNAA 2021, a marca foi premiada ao lado de nomes como Jerry Lorenzo, The Hiltons e Adidas.

“Ao receber este prêmio, eu lembro do Gabriel de 15 anos de idade entrando no Senai e querendo viver um grande sonho, sem medo, mas sem saber ‘nada de nada’, embora já querendo ser um grande designer. Ganhar esse prêmio com a Larroudé é incrível porque eu sou parte de uma ideia que se une entre eu, Marina e Ricardo, que são meus parceiros, meus sócios”, conta o designer de 32 anos.

Gabriel ainda destaca a importância da região do Vale do Sinos no processo produtivo da marca internacional. “Tenho que agradecer ao time do Brasil, que faz todo o desenvolvimento pra nós, não só ao time da Larroudé, mas também todas as fábricas que trabalham pra gente, que são sensacionais, são incríveis, são as melhores fábricas de sapatos de luxo do Brasil”, finaliza.

Marca internacional com produção gaúcha

A Larroudé foi criada há cerca de um ano em uma parceria entre Gabriel, Marina Larroudé, paulista de Araçatuba e radicada nos Estados Unidos, e Ricardo Larroudé. A marca está estabelecida em Nova Iorque e a fabricação dos sapatos é feita em duas fábricas de Sapiranga e uma de Dois Irmãos. Ainda uma quarta fábrica realiza a produção das bolsas, também em Sapiranga.

Destaque entre as celebridades

Em junho de 2021, a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, carregava a bolsa “Erin”, da Larroudé, quando visitou a rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, na Inglaterra. A bolsa foi desenhada pela também designer gaúcha Luísa Cavalett Giusti. Recentemente, os sapatos produzidos no sul do Brasil também calçaram celebridades como as atrizes Vanessa Hudgens, Drew Barrymore e Tessa Thompson, a influenciadora Camila Coelho, a escritora de best-seller Elizabeth Homes e a ex-BBB Rafa Kalimann.

 Experiência começou na Região

O reconhecimento internacional ao jovem designer chega após cerca de 16 anos de experiência no calçado, área em que começou a atuar ainda na adolescência. Ele tem formação de técnico em calçado pelo Senai de Novo Hamburgo. Foi com 15 anos que fez o primeiro curso no Senai de Sapiranga. Já no ano seguinte, com 16 anos, começou a trabalhar em uma empresa do setor. Gabriel também passou pelo Grupo Paquetá, com a Capodarte, antes de ingressar em uma trajetória de quase dez anos de Arezzo & Co. Destes, esteve três anos nos Estados Unidos com a Schutz Internacional quando também trabalhou dois anos na Tailândia, no Jaspal Group. Foi na experiência fora do País que conheceu a atual sócia Marina Larroudé.

Por Marina Mentz