Desfiles de 7 de Setembro reúnem entidades, escolas e milhares de pessoas nos municípios

Região – Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios do Brasil para celebrar a Independência do País, comemorada em 7 de Setembro com desfiles cívico e até militares. Neste ano, é celebrado o 194º ano da independência do Brasil de Portugal, declarada em 1822. As paradas militares são uma tradição comum em sociedades com influência europeia, para enfatizar a ordem e a organização estatal.

Em Campo Bom, o desfile cívico e com a participação de escolas, entidades, grupos de idosos e projetos extracurriculares desenvolvidos pela Prefeitura marcaram o 7 de Setembro. Em 2017, também, a Secretaria de Educação comemora os 50 anos da Banda Municipal Guilherme Armando Dick. O prefeito, Luciano Orsi, secretários e vereadores prestigiaram o desfile que comemora o aniversário da independência do País.

A participação do público também foi o ponto alto em Araricá. A comunidade arariquense compareceu ao Desfile Cìvico e acompanhou as apresentações das escolas e creches. A solenidade iniciou com o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, realizado pelo atleta Tauan Lyra, vice-campeão brasileiro sub-18 de salto em distância. Durante o período da manhã, o público conferiu as apresentações das EMEI’s Sonho de Anjo, Raio de Luz, do Colégio Luterano Sião e das EMEF’s Theno Grings, Francisca Isabel e Martim Frederico Raschke. Aproximadamente 3 mil pessoas acompanharam o Desfile.

Em Sapiranga, centenas de pessoas participaram dos desfiles de 7 de setembro nesta quinta-feira. A concentração foi na Av. João Corrêa. Ao todo, 54 entidades municipais, estaduais e particulares desfilaram e mostraram o seu trabalho realizado durante o ano.

Conforme Karina Bayer, responsável pela comissão organizadora do desfile, todas as escolas foram convidadas a participarem do momento, para assim, mostrar a importância da pátria. “Mesmo com todas as adversidades que estão sendo apresentadas nos últimos tempos é um momento importante. Além de ser um momento para valorizar os profissionais da educação e o trabalho que eles desenvolvem junto da comunidade”, disse.

Os desfiles iniciaram às 08 horas, porém desde as 07 horas da manhã a comunidade sapiranguense já se fazia presente no local, de acordo com Karina.

Aline Vigolo, também responsável pela organização do desfile, salientou que todos os trabalhos apresentados estiveram ligados aos temas federal, estadual e municipal propostos.

Familiares estavam presentes para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelas escolas e alunos. Para Carmem Schneider, 72 anos, o que a mais emociona são as bandas marciais. Carmem acompanha todos os anos o desfile. Para ela, o desfile desse ano tem um charme maior, pois sua neta participou. “Gosto muito de ver o desfile, ainda mais quando se tem uma neta linda participando” brinca.

A diretora da EMEI Arco Íris, Caroline Ditrich, destacou que as crianças gostam muito de participar, ainda mais por se fantasiarem – a escola trouxe para a avenida o tema doçura, fazendo uma alusão ao tema municipal “O caminho do conhecimento, transformando o eu em nós” – com roupas confeccionadas pela equipe escolar e pais que estiveram juntos na avenida com os seus filhos.