Desenhista, pintor e escultor de Sapiranga embarca para a Europa onde irá expor suas obras

Mauro Vila Real ao lado do seu último quadro feito para as exposições Foto: Maria Clara Vila Real

Sapiranga – Nascido no interior do Rio Grande do Sul, o artista visual Mauro Vila Real construiu sua vida em Sapiranga, cidade onde mora desde seus 8 anos de idade.

 

Hoje, aos 46 anos, Vila Real dedica seu tempo inteiramente para suas artes. O desenhista, pintor e escultor, teve suas primeiras experiências como artista na Cidade das Rosas. “Tenho uma conexão muito grande com a cidade, com a região, por ter passado toda minha juventude aqui. Meus primeiros desenhos foram na rua Padre Réus”, relembra.
Possuindo como inspiração trabalhos de pintores e escultores clássicos, Vila Real acredita que 70% de toda pintura ou desenho, é a sua ideia.
Em uma época onde tudo é temporário, visto que uma foto compartilhada nos stories do Instagram fica disponível para visualização apenas 24 horas, o artista conta que a intenção de seu trabalho é completamente ao contrário. “Qualquer trabalho meu são dias trabalhando, mas minha intenção é que ele perdure. É uma eterna busca de fazer melhor do que fiz ontem e também uma forma de passar as mensagens que eu quero através de uma mídia, do qual não alcançaria apenas com palavras”, comenta.
Com uma carreira repleta de exposições e reconhecimento, Mauro Vila Real embarca na próxima semana para a Europa, onde dará continuidade a uma sequência de exposições, visto que a primeira, no Brasil, ocorreu no último mês.

Exposições em Paris e Barcelona

Mauro Vila Real está embarcando no início da próxima semana para a Europa, dando seguimento a uma sequência de três exposições.
A primeira ocorreu em solo brasileiro, no Rio de Janeiro, no último mês, e as próximas serão no exterior.
Paris será a primeira cidade que receberá o artista visual, que irá expor seus trabalhos em uma galeria próxima à Catedral de Notre-Dame, até a metade de março. Em seguida, parte para Barcelona, onde realizará a terceira e última exposição desta sequência tão pensada e planejada.

Trabalhos grandiosos

Apesar das exposições grandiosas que Paris e Barcelona receberão, Mauro Vila Real já expôs outros trabalhos no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e também fora do país, como Portugal e Paris, em 2019. O artista, inclusive, relembrou sua primeira exposição na Cidade Luz. “Levei quadros que a inspiração foi a minha infância em Sapiranga”.
Museus esportivos também possuem obras de Vila Real, como Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Corinthians, e cantores como Nando Reis, Michel Teló, Humberto Gessinger e Tiago Iorc já foram pintados ao vivo pelo artista.